Visão estratégica na atividade turística sob a perspectiva das entidades e organizações do setor: um estudo em Natal - RN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p56-74Palabras clave:
estratégia, futuro, turismo, visão e organizações.Resumen
Este artigo discute como as entidades ligadas à área de turismo em Natal (RN) consideram o impacto do futuro e sua relação com as estratégias adotadas. São apresentados os aspectos teóricos da visão de futuro e os resultados de um estudo de caso, com pesquisa de campo, realizado com os dirigentes de instituições privadas, governamentais e de ensino de Natal (RN). O estudo revelou que os gestores dessas entidades preocupam-se com questões estratégicas e reconhecem a necessidade de um planejamento eficaz para a construção do futuro desejado, mas procuram manter o status quo e suas conquistas, sem preocupação efetiva com o porvir. Concluiu-se que, nessas entidades, não há a visão de futuro compartilhada por causa de fatores como a falta de sintonia quanto à própria atividade e as percepções diferentes sobre o que está sendo feito atualmente para enfrentar os desafios do futuro.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-12-23
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
COSTA, Benny Kramer; MUNIZ, Carla Maria; FISCHMANN, Adalberto Américo; SIQUEIRA, João Paulo. Visão estratégica na atividade turística sob a perspectiva das entidades e organizações do setor: um estudo em Natal - RN. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 56–74, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p56-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/63756.. Acesso em: 15 jun. 2024.