Personalidade de País e Auto Congruência: um estudo sobre o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p22-42Palavras-chave:
Personalidade do destino turístico, Auto congruência, Imagem de destino, Brasil.Resumo
O propósito deste estudo foi investigar a personalidade do Brasil enquanto destino turístico e avaliar as relações entre essa variável com a auto congruênciaque um grupo de estrangeiros tem com o país. Foi usada uma pesquisa descritiva quantitativa, por meio de um levantamento com 95 respondentes. As técnicas de análise empregadas foram a análise fatorial exploratória e a comparação de médias. Os resultados obtidosmostraram que, para os respondentes, as características da personalidade do Brasil podem ser agrupadas em cinco dimensões: Vibração, Competência, Contemporâneo, Sofisticação e Sensual. Esta última dimensão constitui em uma das principais contribuições deste artigo. Outra importante contribuição deste estudo para a literatura apresentou-se em relação à auto congruência e às dimensões da personalidade. Nessa relação, a intenção era analisar se, de acordo com nível de auto congruência (alta ou baixa) por parte dos respondentes, haveria diferença na pontuação das dimensões de personalidade do Brasil. O estudo concluiu que o nível de auto congruênciainfluência nos escores atribuídos nas dimensões da personalidade do país, entretanto não muda a ordenação das dimensões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.