Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p110-129Palabras clave:
formulação de estratégias, estratégia no turismo, municípios turísticos.Resumen
O objetivo desta pesquisa é investigar a formulação de estratégias em órgãos públicos municipais de turismo do Estado de São Paulo. Para este fim realizou-se um estudo de casos múltiplos em seis municípios: Santos, Guarujá, Praia Grande, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que estes órgãos municipais desenvolvem um encaminhamento lógico na formulação de estratégias, os quais apresentam em seus estágios iniciais características de informalidade, e na evolução deste processo contemplam-se necessidades e desejos dos consumidores e de outros stakeholders. Todo o processo de formulação de estratégias recebe influência de diversos stakeholders. As principais dificuldades encontradas no processo de formulação estratégica foram: falta de mobilização coletiva, conflitos de interesses e carência de recursos.Descargas
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Publicado
2010-04-01
Número
Sección
Artículos
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Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
COSTA, Benny Kramer; BOAVENTURA, João Maurício Gama; BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva. Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 110–129, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i1p110-129. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14208.. Acesso em: 18 may. 2024.