Por uma gênese do cinema ensaio latino-americano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.199573

Palabras clave:

Filme-ensaio, Cinema latino-americano, Glauber Rocha, Cine Liberación, Arthur Omar

Resumen

Um verificado trânsito reflexivo fez reverberar tendências do cinema francês em países latino-americanos por volta dos anos 60-70, como foi o caso do cinema de autor. Apesar disso, nota-se uma incômoda ausência de obras latino-americanas em teorias que se propõem a delinear a gênese do cinema ensaio neste mesmo período. Assim, nos questionamos se manifestos e obras como as de Glauber Rocha, Fernando Solanas e Octavio Getino e Arthur Omar podem conformar inflexões ensaísticas na América Latina. Partimos da hipótese de que suas propostas tensionam instâncias como subjetividade, experiência pública e pensamento, reivindicando uma liberdade formal e estética que compartilha ideias e características recorrentes no domínio ensaístico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula de Aquino Caixeta, Universidade Estadual de Campinas

    Ana Paula de Aquino Caixeta é mestra e doutoranda pelo programa de pós-graduação em Multimeios, na UNICAMP. Desenvolve pesquisa dedicada aos comportamentos sonoros de filmes-ensaio, com ênfase no silêncio e na voz-over ensaística. Atualmente analisa obras do cinema ensaio brasileiro que tecem reflexões acerca da morte do outro, averiguando a possibilidade de que tais filmes configurem processos de luto audiovisuais.

     

  • Laís de Lorenço Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

    Laís de Lorenço Teixeira, mestra e doutoranda em Multimeios, na UNICAMP. Atualmente, no doutorado, pensa a construção subjetiva de diretores em documentários articulando sua memória por meio do espaço e materiais de arquivo. É curadora e diretora, co-direção com Gabriela Billwiller no filme "Além de Mim" (2016).

Referencias

Referências Bibliográficas

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

ALMEIDA, Rafael de. “Entre a chegada e a partida: reciclagens do cinema doméstico no filme-ensaio”. MATRIZes, São Paulo, v. 11, n. 2, 2017.

ARAÚJO SILVA, Matheus. “Jean-Luc Godard e Glauber Rocha: um diálogo a meio caminho”. In: Godard inteiro ou o mundo em pedaços [S.l: s.n.], 2015.)

ASTRUC, Alexandre. “Nascimento de uma nova vanguarda: A “câmera-stylo””. In: OLIVEIRA, Luís Miguel (org.) Nouvelle vague. Catálogo da Cinemateca Portuguesa: Ciência gráfica, 1999.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.

DÁVILA, Ignacio Del Valle. “Hacia un tercer cine: del manifiesto al palimpsesto”. El Ojo que piensa, Año 3. N°5, (Enero–Junio 2012).

DÁVILA, Ignacio Del Valle. “O conceito de" novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano”. Revista Estudos Históricos, v. 26, n. 51, p. 173-192, 2013.

DÁVILA, Ignacio Del Valle. “Glauber Rocha y Cine Liberación: tensiones y transferencias en el cine revolucionário” In: ABREU, N.C.; SUPPIA, A.; FREIRE, M. (eds.). Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul. São Paulo: Alameda Editorial. 2018..

GETINO, Octavio & SOLANAS, Fernando. “Hacia un tercer cine”, Tricontinental, no. 13, octubre, 1969.

GODARD, Jean-Luc. Godard on Godard. Nova York: Viking, 1972.

OMAR, Arthur. “O antidocumentário, provisoriamente”. In: NETO, Simplício (org.) Cineastas e imagens do povo – catálogo. Rio de janeiro: Jurureba Produções, 2010, p. 147-155.

ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

SOBRINHO, Gilberto Alexandre. “Arthur Omar, Congo e o antidocumentário: mediações e crise na representação”. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 19, p. 124-135, 2016.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2009.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade. DOC On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 26, p. 25-35, 2019.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas “não narrativos”: Experimental e documentário – passagens. São Paulo, SP: Alameda, 2012.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (Org). O Ensaio no Cinema – Formação de um Quarto Domínio das Imagens na Cultura Audiovisual Contemporânea. São Paulo: Hucitec, 2015.

TRUFFAUT, François. O prazer dos olhos: escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

Referências Filmográficas

CÂNCER. Direção: Glauber Rocha. 86min. https://artsandculture.google.com/asset/cancer-glauber-rocha/xQHHyvixKg3Ugg?hl=pt-pt. Último acesso 28/06/2021.

CONGO. Direção: Arthur Omar. Brasil. 12min. https://youtu.be/DP53o3gnS0M. Último acesso 28/06/2021.

DI-GLAUBER. Direção: Glauber Rocha. 16min https://youtu.be/mTaPy0VkK8g. Último acesso 28/06/2021.

LA HORA DE LOS HORNOS. Direção: Octavio Getino e Fernando Solanas. Argentina. 280min. https://youtu.be/z2HRWWyQ-kY. Último acesso 28/06/2021.

Publicado

2023-07-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Caixeta, A. P. de A., & Teixeira, L. de L. . (2023). Por uma gênese do cinema ensaio latino-americano. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.199573