Montagem audiovisual à distância: tecnologia inovadora, inclusiva e multiusuário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.214304Parole chiave:
Ensino audiovisual, Montagem, Tecnologia multiusuário, Inclusão, SustentabilidadeAbstract
Neste artigo, discorremos sobre o projeto de criação da Ilha de Edição Remota (IER) – um servidor multiusuário cujo objetivo é disponibilizar softwares de pós-produção audiovisual à distância –, que já está em desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata-se de um empreendimento de inovação tecnológica voltado tanto para a sustentabilidade como para o social. A IER permite o uso e reuso de dispositivos obsoletos como porta de entrada para o acesso ao servidor, prolongando a vida útil dos equipamentos. Quanto ao social, o projeto dará acesso gratuito ao corpo docente, discente e técnico das universidades, promovendo a chamada cidadania digital.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMIEL, V. Esthétique du montage. Paris: Armand Colin, 2022.
AUMONT, J. Le montage, “la seule invention du cinéma”. Paris : Vrin, 2015.
BORDWELL, D. The way Hollywood tells it: story and style in modern movies. Los Angeles: University of California Press, 2006.
BUSTAMANTE, J. “Poder comunicativo, ecossistemas digitais e cidadania digital”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu (org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá, 2010. p. 15-17.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. História e missão. Capes, 25 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/ capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 13 fev. 2023.
CHATEAU, D. et al. Estética después del fin del arte: Ensayos sobre Arthur Danto. Madrid: Antonio Machado Libros, 2018.
COELHO, Franklin. “A cidade digital e a apropriação social da inovação tecnológica”. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 187-191.
IKEDA, M.; LIMA, D. Filme de Garagem. Catálogo-livro da Mostra Filme de Garagem. São Paulo: Centro Cultural da Caixa Econômica, 2014.
IVO-BARROSO, E.; SZAFIR, M. “Montadores brasileiros. Entre o anonimato e a força inventiva no audiovisual”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém, PA. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/ R14-0644-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
IVO-BARROSO, E.; LEOCÁDIO, J. L; BLANCO, M. “O ensino da montagem audiovisual na UFF: da moviola ao ambiente virtual de aprendizagem”. Revista Brasileira dos Estudos de Cinema e Audiovisual, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 30-45, 2018. Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/520. Acesso em: 23 mar. 2023.
FAUCON, T. Penser et Expérimenter le Montage. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2010.
HAYASHI, Silvia. “Timecode”. In: Montagem audiovisual: reflexões e experiências. IVO-BARROSO, E.; MOURÃO, Maria Dora; SZAFIR, Milena (org.). Rio de Janeiro: Autografia, 2021.
LA FERLA, J. Cine y digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 2009.
MANOVICH, L. The Language of the New Media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001.
PEARLMAN, K. Cutting Rhythms: Intuitive Film Editing. London: Routledge, 2015.
SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Sobre. Portal STI/UFF, 12 out. 2022. Disponível em: https://sti.uff.br/sobre/. Acesso em: 13 fev. 2023.
SHAVIRO, S. Post Cinematic Affect. London: John Hunt Publishing, 2010.
SHAW, J. “A nova arte midiática e a renovação do imaginário cinemático”. In: MACIEL, K. (org). Transcinemas. Coleção N-Imagem. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. p. 193.
SILVEIRA, S. A. Para além da inclusão digital: poder comunicacional e novas assimetrias. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. D. L. (orgs). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 49
VILLAIN, D. Le montage au cinéma. Paris: Editions Cahiers du Cinéma, 1991.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Elianne Ivo Barroso, Márcia Bessa, Maria Gabriela Capper, Carolina Rodrigues, Ivan Athanazio, Théo Brígida
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Come citare
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
##plugins.generic.funding.funderGrants## Edital Impactos 2022/Capes 300 mil reais