Cannes 1964: marco do engajamento dos críticos franceses ao Cinema Novo

Autores

  • Belisa Figueiró Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194358

Palavras-chave:

Festival de Cannes, Cinema Novo, Cinema brasileiro, Crítica francesa, Cahiers du Cinéma

Resumo

Este artigo examina como o Festival de Cannes de 1964 foi decisivo para que a crítica francesa começasse a reverenciar o Cinema Novo em um momento em que algumas publicações, especialmente a Cahiers du Cinéma, passavam por uma reformulação político-ideológica. Por meio de uma análise histórica sobre a chegada dos cinemanovistas à Cannes, da avaliação dos jornais e revistas publicados durante o festival – encontrados nos arquivos da Cinemateca Francesa –, e de uma entrevista com a crítica Sylvie Pierre, foi possível verificar que Cannes 1964 marcou o início de um alinhamento entre os franceses e os cinemanovistas, e quais eram os interesses que estavam em jogo em cada um dos lados.  

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Biografia do Autor

  • Belisa Figueiró, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a tese O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes (1949-2017): Políticas de Internacionalização e Abertura de Mercado. Mestre em Imagem e Som também pela UFSCar. Autora do livro Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização (Editora Senac São Paulo, 2018). É professora do Centro Universitário Barão de Mauá

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Publicado

07/07/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Figueiró, B. (2023). Cannes 1964: marco do engajamento dos críticos franceses ao Cinema Novo . Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.194358