Fulla

a boneca muçulmana. A formação da personalidade de meninas islâmicas através do ato de brincar

Autores

  • Carolina Boari Caraciola Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i2p52-65

Palavras-chave:

Fulla, Marca, Publicidade, Criança, Islã

Resumo

Este artigo analisará a influência da religião islâmica na formação da personalidade infantil. Enquanto a boneca Barbie representa tudo o que uma menina ocidental supostamente quer ser, em relação a comportamento e padrões de beleza, a boneca Fulla caracteriza a jovem muçulmana, com traços árabes, roupas que cobrem a totalidade do corpo, um véu que esconde seus cabelos, tapete para rezar, além de um livro de orações. Por meio da análise semiótica da boneca Fulla e de suas principais manifestações, fica evidente que a constituição da marca, suas expressividades e posicionamentos refletem o ethos islâmico. Mais do que uma boneca ou uma marca, Fulla representa o contexto cultural no qual a menina, público consumidor do produto, está inserida, reforçando os códigos religiosos e de conduta.

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Biografia do Autor

  • Carolina Boari Caraciola, Universidade de São Paulo

    Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Propaganda e Marketing (ESPM) e em Direito (FMU). Professora da Universidade Paulista (Unip).

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

CARACIOLA, Carolina Boari. Fulla: a boneca muçulmana. A formação da personalidade de meninas islâmicas através do ato de brincar. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 52–65, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p52-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150464.. Acesso em: 21 nov. 2024.