Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas

Autores

  • Maria Alice de Faria Nogueira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81

Palavras-chave:

Trecos móveis, Potencial de movimento, Publicidade das marcas

Resumo

Uma nova condição social que evidencia a propensão à mobilidade da vida contemporânea faz emergir os “trecos móveis” que oferecem, facilitam ou dão acesso à mobilidade em potência necessária à vida em constante movimento. O objetivo desse artigo é refletir sobre a emergência desse novo papel social dos objetos e discutir a maneira com que esse fenômeno é midiatizado na publicidade de marcas. Para tal tarefa, colocamos em diálogo os autores John Urry, Daniel Miller e Arjun Appadurai, além de apresentar exemplos de campanhas que relacionam o discurso da mobilidade à diferentes categorias de objetos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Alice de Faria Nogueira, Universidade Estácio de Sá

    Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Membro dos Grupos de Pesquisa Mobilidades: teorias, temas e métodos (MTTM) e Retórica do Consumo (ReC).

Referências

ABBR lança campanha “doe mobilidade” para comprar cadeiras de rodas. [S. l.:s. n.], 2017.

vídeo (4 min). Publicado pelo canal ABBR – Associação Brasileira Beneficente de Reabili-

tação. Disponível em: https://bit.ly/2RiGTWF. Acesso em: 14 maio 2021.

APPADURAI. Arjun. The social life of things: commodities in cultural perspective.

Cambridge: Cambridge University Press, 1986. E-book.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1970.

IRMÃOS| novo gol | vwBrasil. [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal

Volkswagen do Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3fk3N83. Acesso em: 14 de maio 2021.

KAUFMANN, Vincent. Re-thinking mobility:contemporany sociology. Farnham: Ashgate, 2002.

KESSELRING, Sven. The mobile risk society. In: WEERT, Canzler; KAUFMANN, Vincent; KESSELRING, Sven (ed.). Tracing mobilities: towards a cosmopolitan perspective.

Burlington: Ashgate, 2008. p. 77-102.

McCRAKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material.

Rio de janeiro: Zahar, 2014. E-book.

NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Mobilidade em potência e discurso publicitário na socie-

dade contemporânea globalizada: Brasil, 1982-2014. 2015. Tese (Doutorado em História,

Política e Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 2015.

NOGUEIRA, Maria Alice de Faria. Consumo de (i)mobilidade e discurso: a cultura da mobilidade na publicidade das marcas. Comunicação, Mídia e Consumo,São Paulo, v. 13,

n. 36, p. 28-49, 2016.

PRIMEIRA-dama Sylvia Jane Crivella é madrinha de campanha para doação de cadeira de rodas. Rio.gov.br, Rio de Janeiro, 17 mar. 2017. Disponível em: https://bit.ly/33HtAS3.

Acesso em: 17 maio 2021.

REXONA com tecnología Motionsense. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo

canal Rexona Perú. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MM8E1efnHNA .

Acesso em: 14 maio 2021.

SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SHELLER, Mimi; URRY, John. The new mobilities paradigm. Environment and planning A,

Lancaster, v. 38, n. 2, p. 207-226, 2006.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2,

p. 577-591, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3bxB3aP. Acesso em: 6 jun. 2020.

URRY, John. Mobile Cultures. Lancaster: Lancaster University, 2003. Disponível em:

https://bit.ly/3uTCsjK. Acesso em: 6 jun. 2020.

URRY, John. Mobilities. Cambridge: Polity Press, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 72–81, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p72-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/175841.. Acesso em: 15 maio. 2024.