Signos do consumo e a insatisfação do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e186905

Palavras-chave:

Hiperconsumo, Discurso publicitário, Estratégias de sugestão, Flexibilidade significante, Tipos de desejo

Resumo

Rica interface conceitual, a aplicação conjunta da semiótica e da psicanálise fornece elementos potentes para analisar a comunicação publicitária e seus efeitos na contemporaneidade. Essa combinação possibilita um olhar atento sobre produções da sociedade capitalista e sua influência na subjetividade, até mesmo como fonte de contradições, insatisfação e sintomas culturais. Neste artigo são apresentados os conceitos de signo, seus modos de associação, de inconsciente e sua flexibilidade significante, mostrando como a compreensão dos processos de significação sob essa perspectiva descortina uma visão abrangente entre o discurso publicitário, com suas estratégias permeadas de sugestões ao consumo, e a condição de sujeito do desejo, dividido entre consciente e inconsciente, entre um modo ter e ser de desejar.

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Biografia do Autor

  • Isabel Jungk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com ênfase na pesquisa em Aprendizagem e Semiótica Cognitiva pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição.

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

JUNGK, Isabel. Signos do consumo e a insatisfação do sujeito. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e186905, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e186905. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/186905.. Acesso em: 21 nov. 2024.