Signos do consumo e a insatisfação do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e186905Palavras-chave:
Hiperconsumo, Discurso publicitário, Estratégias de sugestão, Flexibilidade significante, Tipos de desejoResumo
Rica interface conceitual, a aplicação conjunta da semiótica e da psicanálise fornece elementos potentes para analisar a comunicação publicitária e seus efeitos na contemporaneidade. Essa combinação possibilita um olhar atento sobre produções da sociedade capitalista e sua influência na subjetividade, até mesmo como fonte de contradições, insatisfação e sintomas culturais. Neste artigo são apresentados os conceitos de signo, seus modos de associação, de inconsciente e sua flexibilidade significante, mostrando como a compreensão dos processos de significação sob essa perspectiva descortina uma visão abrangente entre o discurso publicitário, com suas estratégias permeadas de sugestões ao consumo, e a condição de sujeito do desejo, dividido entre consciente e inconsciente, entre um modo ter e ser de desejar.
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