Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974

Palavras-chave:

Design, Internet das coisas, Design Science Research, Comunicação, Mídia

Resumo

Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Everaldo Pereira, Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutorando em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica, Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Nove de Julho, pesquisador associado ao Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com experiência nas áreas de Planejamento, Design e Comunicação.

  • Ana Paula Scabello Mello, Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Docente no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia.

Referências

AKSU, Hydayet; BABUN, Leonardo; CONTI, Mauro; TOLOMEI, Gabriele et al. Advertising in the IoT Era: Vision and Challenges. Department of Electrical and Computer Engineering Florida International University, Miami, FL, USA. Recurso digital. arXiv, v1, 31 Jan 2018. ISSN 1802.04102. Disponível em https://arxiv.org/abs/1802.04102. Acesso em 20 jan. 2022

ALMEIDA, Rodrigo Lucas Amora. CHASE: checklist para avaliação da experiência do usuário em ambientes de internet das coisas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Programa da Pós-Graduação em Ciências da Computação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

AMAZON, Console de Desenvolvedor Alexa. Disponível em https://developer.amazon.com/ alexa/console/ask. Acesso em 17.04.2023.

AMAZON lança anúncios interativos para a Alexa. New Voice.ai. Rio de Janeiro. 29 out. 2021. Amazon Alexa. Disponível em https://newvoice.ai/2021/10/29/amazon-lanca-anuncios-interativos-para-a-alexa/ Acesso em 07 ago. 2022.

COOPER, Alan. The inmates are running the asylum: Why High Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity. Indianapolis: Sams – Pearson Education, 1999.

DRESCH, Aline. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

FLUSSER, Vilém. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

GARNER, Steve.; MCDONAGH-PHILIP, Diana. Problem interpretation and resolution via visual stimuli: the use of ‘mood boards’ in design education. The Journal of Art and Design Education, v. 20, n. 1, p.57-64, 2001

GLOBAL Smart Speaker Shipments Declined 5% in 1Q22 Amid Disruption from War and a Resurgent COVID Virus. Business Wire. San Francisco, California, 6 jun. 2022. Disponível em https://news.strategyanalytics.com/press-releases/press-release-details/2022/Strategy-Analytics-Global-Smart-Speaker-Shipments-Declined-5-in-1Q22-Amid-Disruption-from-War-and-a-Resurgent-COVID-Virus/default.aspx Acesso em 07 ago. 2022.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. vol. 2. São Paulo: WMP Martins Fontes, 2012.

HASSENZAHL, Marc. The hedonic/pragmatic model of user experience. Towards a UX manifesto. [s.l.], v. 10, p.10-14, 2007.

INNIS, Harold A. O viés da comunicação. Petrópolis : Vozes, 2011. 352p.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MELLO, Ana Paula Scabello; PEREIRA, Everaldo; CORRÊA, José Antônio; MELLITO, Marcela Amaro. Design, comunicação e IoT: desafios na avaliação de UX de anúncios interativos com interfaces visuais. In: Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO. São José dos Campos, 2022. Anais.... Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/abergo2022/538673-DESIGN-COMUNICACAO-E-IOT--DESAFIOS-NA-AVALIACAO-DE-UX-DE-ANUNCIOS-INTERATIVOS-COM-INTERFACES-VISUAIS. Acesso em: 23 jun. 2023.

PEREIRA, Everaldo; MELLO, Ana Paula Scabello; CORRÊA, José Antônio; MELLITO, Marcela Amaro.. Comunicação, design e tecnologia: perspectivas e desafios da IoT como mídia para anúncios interativos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 45., 2022, João Pessoa. Anais […]. Paraíba. UFPB, 2022. Edição digital ISSN: 2175-4683.

ROWLAND, Claire; GOODMAN, Elizabeth; CHARLIER, Martin; LUI, Alfred; LIGHT, Ann. Designing connected products: ux for the consumer internet of things. Sebastopol: O’Reilly Media, 2015. 726 p.

RÜDIGER, Francisco. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.

VÄÄNÄNEN-VAINIO-MATTILA, Kaisa; ROTO, Virpi; HASSENZAHL, Marc. Towards practical user experience evaluation methods. Meaningful measures: Valid useful user experience measurement (VUUM), [s.l.], p. 19-22, 2008.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. S. Paulo: Cultrix, 1993.

WINCK, João Baptista. A promessa do audiovisual interativo. TransInformação, Campinas, v. 19, n.3, p. 279-288, set/dez. 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e210974, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210974.. Acesso em: 16 maio. 2024.