O discurso financeiro em peças publicitárias de bancos brasileiros na era moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223913

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Publicidade, Modernidade, Discurso financeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar práticas de consumo com base no discurso de peças publicitária de instituições financeiras. Para tanto, conceituamos as relações de consumo com a modernidade para dar bases teóricas na condução de uma análise de discurso francesa a partir de três peças publicitárias de bancos nacionais veiculadas entre os anos de 1950 e 1970: Banco Cruzeiro do Sul, Casa Bancária Monero e União de Bancos Brasileiros. Nesse sentido, busca-se averiguar a impregnação do ethos de modernidade instituído pelo discurso publicitário dos bancos nos consumidores, com o intuito de compreender a promoção do consumo de produtos financeiros e o papel dos bancos na ampliação do capitalismo financeirizado na vida cotidiana.

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Biografia do Autor

  • Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM) e docente do curso de graduação em Jornalismo na ESPM-SP.

  • Cássio Martinez, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM).

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

SPINELLI, Egle Müller; MARTINEZ, Cássio. O discurso financeiro em peças publicitárias de bancos brasileiros na era moderna. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e223913, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223913. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/223913.. Acesso em: 9 nov. 2024.