O discurso financeiro em peças publicitárias de bancos brasileiros na era moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223913

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Publicidade, Modernidade, Discurso financeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo observar práticas de consumo com base no discurso de peças publicitária de instituições financeiras. Para tanto, conceituamos as relações de consumo com a modernidade para dar bases teóricas na condução de uma análise de discurso francesa a partir de três peças publicitárias de bancos nacionais veiculadas entre os anos de 1950 e 1970: Banco Cruzeiro do Sul, Casa Bancária Monero e União de Bancos Brasileiros. Nesse sentido, busca-se averiguar a impregnação do ethos de modernidade instituído pelo discurso publicitário dos bancos nos consumidores, com o intuito de compreender a promoção do consumo de produtos financeiros e o papel dos bancos na ampliação do capitalismo financeirizado na vida cotidiana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM) e docente do curso de graduação em Jornalismo na ESPM-SP.

  • Cássio Martinez, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM).

Referências

BALDEZ, Lucas. ‘O tempo passa, o tempo voa’: bamerindus teve mil agências e jingle icônico. UOL, São Paulo, 1 jan. 2023. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noti-cias/redacao/2023/08/01/o-tempo-passa-o-tempo-voa-bamerindus.htm. Acesso em: 3 nov. 2023.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A economia e a política do Plano Real. Brazilian Journal of Political Economy, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 643-669, 1994. doi: https://doi.org/10.1590/0101-31571994-0840

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da global-ização. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

CASADEI, Eliza Bachega. A mobilizacão de afetos nas finanças: humor, fracasso e dis-curso neoliberal nas páginas Faria Lima Elevator e Investidor da Depressão. MATRIZes, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 81-99, 2023. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p81-99

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

COSTA, Alan Faquinetti da; FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. A publicidade dos bancos: consumo, trabalho e valor. Intexto, Porto Alegre, n. 53, e-107370, 2022. doi: https://doi.org/10.19132/1807-8583202253.107370. Acesso em: 3 dez. 2023.

DANTAS, Silvia. Os estudos de linguagem, a análise do discurso francesa e sua presença na teoria e pesquisa das relações comunicação-consumo. In: BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Estudos de comunicação e análise do discurso: teoria e prática. São Paulo: Inter-meios: Fapesp: ESPM, 2015. p. 19-28.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comuni-cação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FONTENELLE, Isleide Arruda. Cultura do consumo: fundamentos e formas contem-porâneas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

HOFF, Tânia. M. C; FRAGA, Lucas. Consumidoras e Sufragistas: interrelações discursivas e a constituição do sujeito “consumidor-político” na cultura do consumo. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPóS, 30., 2021, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/consumido-ras-e-sufragistas-interrelacoes-discursivas-e-a-constituicao-do-sujeito?lang=pt-br. Acesso em: 2 abr. 2024.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de pesquisa em comunicação: projetos, ideias, práticas. Petrópolis: Vozes, 2018.

MATOS, Olgaria Chain Feres. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâ-neo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

MELGARITO ROCHA, Alma Guadalupe. La herida colonial en el cuerpo de la mujer indígena: análisis del discurso del ethos moderno en el derecho constitucional mexicano. Oxímora. Revista Internacional de Ética y Política, [S. l.], n. 13, p. 141-158, 2018. doi: https://doi.org/10.1344/oxi.2018.i13.22347

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do Ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.

REIS, Dalmir. Banco Cruzeiro do Sul (para crianças) – 1954. Propagandas Históricas. Mai. 2013. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/05/banco-cru-zeiro-do-sul-para-criancas-1954.html. Acesso em: 7 nov. 2023.

REIS, Dalmir. União de Bancos Brasileiros (Conta Conjunta) – 1969. Propagandas Históri-cas. Dez. 2014. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2014/12/uniao-de-bancos-brasileiros-conta.html. Acesso em: 7 nov. 2023.

REIS, Dalmir. Carnet de Excursão (Casa Bancária Moreno) – 1958. Propagandas Históricas.Set. 2023. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2023/09/car-net-de-excursao-casa-bancaria-moreno.html. Acesso em: 7 nov. 2023.

SIMMEL, George. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

VIEIRA, José Augusto Gomes; PEREIRA, Heider Felipe Silva; PEREIRA, Wilton Ney do Amaral. Histórico do sistema financeiro nacional. Revista Científica e-Locução, Extrema, v. 1, n. 2, p. 146-162, 2012. Disponível em: https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/102. Acesso em: 3 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

SPINELLI, Egle Müller; MARTINEZ, Cássio. O discurso financeiro em peças publicitárias de bancos brasileiros na era moderna. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e223913, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e223913. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/223913.. Acesso em: 21 nov. 2024.