Dimensões da influência do Instagram nas decisões de compra dos consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e228890

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor digital, Instagram, Marketing digital

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as dimensões da influência do Instagram no processo de decisão de compra. Por meio de um estudo qualitativo e descritivo, foram realizadas entrevistas com oito usuários do Instagram. Os resultados encontrados estão relacionados à praticidade e à qualidade do produto vendido. Em termos de motivações, foram identificadas duas categorias para análise e discussão: a influência das divulgações e recomendações de terceiros, e a publicidade. Quanto aos achados sobre as influências, foram destacadas cinco categorias: feedback, impacto social, estratégias de marketing digital personalizadas, preço e personalidade. Os resultados evidenciam a importância das interações pessoais e a eficácia das estratégias de marketing visual no Instagram, oferecendo insights valiosos para otimizar o engajamento dos consumidores.

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Biografia do Autor

  • Thais Alessandra Silva dos Anjos , Universidade de Pernambuco

    Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).

  • Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade de Pernambuco

    Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). Pós-Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), incluindo um período internacional como pesquisador visitante na Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - com Doutorado Sanduíche em Economia de Empresas na Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha). 

  • Luanda Regina Reis Lima, Universidade de Pernambuco

    Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

  • Francisco Carlos da Costa Filho, Universidade Federal de Roraima

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

ANJOS , Thais Alessandra Silva dos; PAIVA, Luis Eduardo Brandão; LIMA, Luanda Regina Reis; COSTA FILHO, Francisco Carlos da. Dimensões da influência do Instagram nas decisões de compra dos consumidores. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e228890, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i2e228890. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/228890.. Acesso em: 22 abr. 2025.