Dimensões da influência do Instagram nas decisões de compra dos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i2e228890Palavras-chave:
Comportamento do consumidor digital, Instagram, Marketing digitalResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as dimensões da influência do Instagram no processo de decisão de compra. Por meio de um estudo qualitativo e descritivo, foram realizadas entrevistas com oito usuários do Instagram. Os resultados encontrados estão relacionados à praticidade e à qualidade do produto vendido. Em termos de motivações, foram identificadas duas categorias para análise e discussão: a influência das divulgações e recomendações de terceiros, e a publicidade. Quanto aos achados sobre as influências, foram destacadas cinco categorias: feedback, impacto social, estratégias de marketing digital personalizadas, preço e personalidade. Os resultados evidenciam a importância das interações pessoais e a eficácia das estratégias de marketing visual no Instagram, oferecendo insights valiosos para otimizar o engajamento dos consumidores.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, L. C. E.; SANTOS, M. D. S.; SANTOS, M. R. A. Marketing digital: A mineração de dados como estratégia de personalização de conteúdo no Instagram. Intercom, São Luís, MA, p 1-15, 2019.
ALBUQUERQUE FILHO, Antonio Rodrigues et al. Influência da internacionalização e da inovação na competitividade empresarial. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 15, n. 1, p. 1-18, 2020.
APPEL, G., GREWAL, L., HADI, R., STEPHEN, A. T. The Future of Social Mediain Marketing. Journal of the Academy of Marketing Science. v. 48, n. 1, p. 79–95, 2020.
BASAN, A. P. Publicidade digital e proteção de dados pessoais: o direito ao sossego. Indaiatuba: Editora Foco, 2021.
BAUMAN, Z. A vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Versão Epub. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CASTRO, G. C.; ARAÙJO, L. M.; CARVALHO, P. K. F. Educação Empreendedora: Utilização das redes sociais como ferramentas potenciadoras do Marketing Digital em micro e pequenas empresas na cidade de Codó-MA. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 41523-41534, 2021.
COSTA, J. W. N.; DE OLIVEIRA, R. J.; LEPRE, T. R. F. Perfil do Consumidor 4.0 e Novos Modelos de Negócio. South American Development Society Journal, v. 5, n. 15, p. 499-516, 2020.
DEARO, G. Instagram: o mais eficiente para consumidores reclamarem. Exame, 2016. Disponível em: https://exame.com/marketing/instagram-o-mais-eficiente-para-consumidores-reclamarem/. Acesso em: 14 mar. 2024.
DOLLARHIDE, M. Mídia social: definição, importância, principais sites e aplicativos. Investopedia. 2024. Disponível em: https://www.investopedia.com/terms/s/social-media.asp Acesso em: 14 mar. 2024.
DOOLEY, R. Como influenciar a mente do consumidor: 100 maneiras e técnicas de neuromarketing; Tradução: Luciane Scalzo. São Paulo: Elsevier, 2012.
FAVORETE, A. P. Z.; PEREIRA, A. T. Impactos da pandemia sobre o e-commerce. Caderno PAIC, v. 22, n. 1, p. 117-130, 2021.
FIERRO, I.; ARBELAEZ, D. A. C.; GAVILANEZ, J. Marketing Digital: uma nova ferramenta para internacionalizar a educação. Pensamiento y Gestión, v. 43, p. 240-260, 2017.
GOMES, E. G. S.; DOMINGUES, D. A. S. D.; BIAZON, V. V. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o poder de compra. Scientific Electronic Archives, v. 14, n. 4, 2020.
KUMAR, V. Engajamento Lucrativo do Cliente: Conceito, Métricas e estratégias. Nova Delhi: Sage Response, 2013.
LAS CASAS, A. L. (org.) Marketing Digital. Barueri: Grupo GEN, 2021.
LESSA, P. W. B.; VIEIRA, C. L. S.; MATOS, I. M. Motivações e fatores que influenciam a intenção de compra nos e-marketplaces. Revista Reuna, v. 26, n. 4, p. 38-61, 2021.
LINA, L. F.; AHLUWALIA, L. Compra por impulso dos clientes no comércio social: O papel da experiência de fluxo na publicidade personalizada. Jurnal Manajemen Maranatha, v. 21, n. 1, p. 1–8, 2021.
MARTINS, B. I.; ALBUQUERQUE, Lívia Cristina Enders; NEVES, Manoella. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Juazeiro. Anais... Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Bahia, 2018.
MELO, A. A. L. G.; CAMEIRA, E. O papel da internet no processo de globalização. ISCTEIUL, 2016.
MORAIS, N. S. D.; BRITO, M. L. de A. Marketing digital através da ferramenta Instagram. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e5, 2020. Disponível em: https://www.eacademica.org/eacademica/article/view/5. Acesso em: 6 mar. 2024.
MUNHOZ, J. Instagram para negócios: aprenda a vender todos os dias, transformando seguidores em clientes. São Paulo, SP: DVS Editora, 2020.
NEYDER, B. As 5 características do comportamento do consumidor online. HUBSPOT, 2022. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/service/comportamento-consumidor-online Acesso em: 14 mar. 2024.
NIELSEN, M. Reinventing Discovery: The New Eraof Networked Science. Princeton University Press, v. 70, 2020.
PINA, A.; COSTA, V. A Importância do Gerenciamento de Projetos com a Crescente do Marketing Digital. Gestão e Gerenciamento, v. 19, n. 19, 2023. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/913>. Acesso em: 6 mar. 2024.
PITRE-REDONDO, R. C.; BUILES-ZAPATA, S. E.; HERNÁNDEZ-PALMA, H. G. Impacto do marketing digital nas empresas emergentes colombianas. Revista Universidad Y Empresa, v. 23, n. 40, p. 1-20, 2021.
RAMOS, P. E. G. T.; MARTINS, A. O. Reflexões sobre a rede social Instagram: do aplicativo à textualidade. Revista Texto digital, v. 14, n. 2, p. 117-133, 2018.
RÉVILLION, A. S. P.; LESSA, B. S.; GOMES NETO; JUSKI, J. R; NEUMANN, S. E. Marketing digital. Porto Alegre: Grupo A, 2020.
RICHARDSON, D. C. Psicologia Social para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 10.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
ROSA; CASAGRANDA, Y. G.; SPINELLI, F. E. A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 2, 2017.
SANTANA, C. M.; BRITO, M. L. de A. Decisões de compra em uma empresa de perfumaria. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e4, 2020. Disponível em: https://www.eacademica.org/eacademica/article/view/4. Acesso em: 11 mar. 2024.
SANTOS, J. O. D.; CÂMARA, R. B.; LEITE, A. R. L. O Instagram como ferramenta de marketing em mídias sociais do setor de eventos em São Luís – MA. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v. 15, n. 2, p. 65-84, 2021.
SANTOS, M. R.; PERINOTTO, A. R. C.; VIEIRA, V. B. Empreendimentos Gastronômicos e a utilização de sistemas de gestão de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Comunicação Pública, v. 15, n. 28, 2020.
SCHINAIDER, A. D.; BARBOSA, I. N. Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115, 2019.
SEVERO LIMA, C.; RÉGIO BRAMBILLA, F. Cocriação de valor no relacionamento entre empresa e cliente: um estudo na empresa Mercur e seu modelo de interação. Gestão e Desenvolvimento (18075436), v. 19, n. 2, 2022.
SILVA, I. B.; NAKANO, T. C. Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, v. 10, n. 1, p. 51-62, 2011.
SILVA, I.; SILVA, M. S.; OLIVEIRA, R. L. A utilização do marketing digital pelas microempresas de Poá-SP durante a pandemia do COVID-19. Refas - Revista Fatec Zona Sul, v. 7, n. 4, p. 36-52.
SILVA, M. J. F.; TRIGUEIRO, F. M. C.; THIAGO, F. MARKETING DIGITAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Evidências no mercado de varejo de vestuário de Cuiabá-MT. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, v. 4, n. 2, p. 95–118, 2020.
SILVA NETO, J. A. Comportamento do Consumidor na Economia Digital: Uma Revisão da Literatura/Consumer Behavior in the Digital Economy: A Literature Review. ID on line. Revista de Psicologia, v. 15, n. 55, p. 226-236, 2021.
SILVESTRE, C. M. O consumo na rede social Instagram: influenciadores digitais, materialidade e sonhos. ln: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Curitiba. Anais… Curitiba: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017.
SIQUEIRA, A. A. S.; SOUZA, J. C. A influência do instagram no consumo online: uma investigação em uma IES. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 15, n. 3, p. 48–69, 2021.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SOUZA, L. M.; FIGUEIREDO, R. S. Desdobramentos pedagógicos da utilização do instagram para a promoção da educação ambiental. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 9, p. 138–152, 2021.
SURYAWARDANI, I G. A. O.; WIRANATHA, A. S. digital marketing in promoting events and festivities. a case of sanur village festival. Journal of Business on Hospitality and Tourism, v. 2, n. 1, p. 159-167, 2017.
VIECELI, I. I.; BARCELOS, E. E. Redes sociais: uma vitrine para pequenas empresas. 2020.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Recurso digital. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021, p. 532.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thais Alessandra Silva dos Anjos , Luis Eduardo Brandão Paiva, Luanda Regina Reis Lima, Francisco Carlos da Costa Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.