Trocadilho: o primo da criação publicitária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p137-152Palavras-chave:
humor, publicidade, retórica, criação publicitáriaResumo
Este artigo visa a resgatar o trocadilho como ferramenta retórica de criação publicitária amplamente utilizada, com frequência como recurso humorístico, nem sempre bem recebida pelos criativos e intelectuais. Uma análise da presença do humor na publicidade, bem como do uso extensivo de trocadilhos textuais e visuais, justifica uma abordagem mais minuciosa do fenômeno. O levantamento bibliográfico indica que os critérios existentes não servem ao propósito de verificar o potencial persuasivo dos trocadilhos, para tanto, propomos como critérios a eficácia e a originalidade para avaliar as referidas figuras de linguagem. Por eficácia entenderemos a capacidade dos múltiplos sentidos do trocadilhos contribuírem para a construção do sentido; por originalidade, o afastamento do universo dos clichês que esvazia a riqueza semântica do fenômeno.Downloads
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Publicado
2011-12-10
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
FIGUEIREDO NETO, Celso. Trocadilho: o primo da criação publicitária. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 137–152, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p137-152. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41807.. Acesso em: 13 mar. 2025.