Tatuagem: cultura de massas e afirmação subjetiva incorporadas

Autores

  • Maria Ângela Pavan UFRN
  • Josimey C. Silva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v2i1p67-81

Palavras-chave:

Cultura, consumo, corpo, comunicação, subjetividade

Resumo

Como afirmar a própria subjetividade e pertenças identitárias num mundo em constante mudança pelo excesso de informação midiática e pela alternância de papéis sociais? Para jovens urbanos, o consumo cultural possibilita utilizar a imagem do próprio corpo como instância de incorporação de valores, símbolos midiáticos e expressão de subjetividade a partir de sua escolha por produtos simbólicos veiculados pela mídia da comunicação de massa e tatuados na pele. Com suporte principal em Hall, Canclíni, Morin e Le Breton, partimos do pressuposto de que não existe realidade sem representação da linguagem; assim, a opção por certos tipos de narradores midiáticos da cultura contemporânea põe em foco o simbolismo sobreposto à pele, que reproduz imagens icônicas de bandas, filmes e desenhos animados ou de quadrinhos. Essas imagens são resíduos de memórias individuais/coletivas ostentadas socialmente e que discursam sobre as relações de consumo dos sujeitos sociais e as novas sensibilidades originadas da convivência tecnologicamente midiatizada.

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Biografia do Autor

  • Maria Ângela Pavan, UFRN
    Doutora em Multimeios plea UNICAMP; professora do Departamento de Comunicação da UFRN e membro do Grupo Pragma – Pragmática da Comunicação e Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da UFRN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem e Narrativas da UNESP.
  • Josimey C. Silva, UFRN
    Doutora em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC-SP; professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós Graduação em Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, todos da UFRN.

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Publicado

2010-06-03

Como Citar

PAVAN, Maria Ângela; SILVA, Josimey C. Tatuagem: cultura de massas e afirmação subjetiva incorporadas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 67–81, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v2i1p67-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44362.. Acesso em: 21 nov. 2024.