Publicidade – espelho da (contra)cultura?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v2i2p186-202Palavras-chave:
Discurso, Publicidade, Cultura, Ideologia, ContraculturaResumo
Este artigo explora alguns aspectos culturais e semióticos relacionados ao discurso publicitário contemporâneo. Entende-se que a linguagem da publicidade é formada não somente por sua narrativa interna, mas também por seus fundamentos ideológicos, atrelados ao principal propósito capitalista de lucratividade das grandes corporações. Baseado no conceito de que todo texto é ideológico e considerando as idéias de M. BAKHTIN sobre reflexão e refração do signo na sociedade, são apresentados alguns exemplos aleatórios de publicidades no século XX que exemplificam tal dinâmica, considerando níveis de resistência e mudança (contra)cultural.Downloads
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Publicado
2010-12-16
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
LANGE, Talvani. Publicidade – espelho da (contra)cultura?. Signos do Consumo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 186–202, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v2i2p186-202. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44596.. Acesso em: 24 nov. 2024.