New advertising emitters: fictional profiles in Antarctica beer’s branded content

Authors

  • Sandro Tôrres de Azevedo Faculdades Integradas Hélio Alonso
  • Daniele de Castro Alves Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Mariana Ayres Tavares Vasconcelos Centre d’Études Luttéraires et Scientifiques Appliquées Paris-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p27-37

Keywords:

Fictional profiles, Branded content, Advertising, Semiotics, Antarctica beer

Abstract

In this work, we analyze the interactions established in the fictional profile page Marcelão da BOA, a character from the set of web series “Coisa boa gera coisa boa”, promoted by the Antarctica beer brand as an integral part of its current branded content action. To do so, we recover concepts related to the relationship between cyber advertising and prosumers, as well as review some perspectives on branded content. Thus, we seek to investigate the discursive exchanges between brand and consumers under the prism of the interaction regimes given by the theoretical tool of socio-semiotics.

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Author Biographies

  • Sandro Tôrres de Azevedo, Faculdades Integradas Hélio Alonso
    Publicitário, pesquisador e professor no ensino superior desde 1999. Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFF. Vice-líder do ReC – Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (UFF/CNPq). Membro do SeDi – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso (UFF/CNPq). Trabalha academicamente com objetos da comunicação social, tendo ministrado disciplinas dessa área em nível de graduação e pós-graduação (lato sensu) nas seguintes instituições: Faculdades Integradas Hélio Alonso, Universidade Veiga de Almeida, Universidade Estácio de Sá, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Instituto Infnet.
  • Daniele de Castro Alves, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
    Doutoranda e mestre em Comunicação pelo PPG em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA em Marketing Estratégico pela Univercidade. Desde 1994, atua como redatora publicitária nas áreas de propaganda, merchandising, ponto de venda, endomarketing/comunicação interna, marketing direto e branding. Presta também consultoria em planejamento estratégico e branding. Estudos e pesquisas com ênfase em tecnologias da comunicação, ciberpublicidade, comunicação e consumo, branded content e narrativa publicitária.
  • Mariana Ayres Tavares Vasconcelos, Centre d’Études Luttéraires et Scientifiques Appliquées Paris-Sorbonne
    Doutoranda na Université Paris-Sorbonne (École Doctorale V – Concepts et Langages). Possui mestrado pelo PPG em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em publicidade, pesquisa de mercado e inovação nas empresas Oi e L’Oréal Brasil.

Published

2018-07-12

How to Cite

New advertising emitters: fictional profiles in Antarctica beer’s branded content. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 27–37, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p27-37. Disponível em: https://revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/146017.. Acesso em: 30 jun. 2024.