Lei, argumento e arte n’O Uraguai

Auteurs

  • Jean Pierre Chauvin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2021.161206

Mots-clés :

Missões, Lei da Boa Razão, Épica, Basílio da Gama, O Uraguai

Résumé

Neste artigo, propõe-se ler o poema O Uraguai, levando em conta pressupostos teológico-políticos e convenções poético-retóricas, sob o influxo da Lei da Boa Razão, promulgada pelo rei D. José I em 1769 – mesmo ano em que a epopeia de Basílio da Gama foi editada em Lisboa. A abordagem discute as categorias de autoria e literatura; problematiza os conceitos de verdade e originalidade e discute as concepções de nativismo e nacionalismo no universo setecentista luso-brasileiro.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Jean Pierre Chauvin, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor de Cultura e Literatura Brasileira na ECA, USP.

Téléchargements

Publiée

2021-12-26

Numéro

Rubrique

Ensaios

Comment citer

Chauvin, J. P. (2021). Lei, argumento e arte n’O Uraguai. Teresa, 21, 191-212. https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2021.161206