Domestication, abusive infidelity, and the illusive translator’s invisibility: the case of memes in the Brazilian dubbed version of (Dis)enchantment
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v43p54-79Abstract
In this manuscript, we will discuss how a highly domesticated text can give visibility to the translator. We selected 15 original lines from the first season of the series (Dis)enchantment (Netflix, 2018), whose corresponding dubbed lines contained memes, for further comparison. For that, we will present notions related to dubbing and its process; to translation in general and translation for dubbing, placing emphasis on the strategies of domestication and foreignization by Venuti (1995), and to memes. We infer that the main factor responsible for the visibility of the translator in this domesticated text was the concept of “abusive infidelity” as opposed to Lewis’ (1985) concept of “abusive fidelity”, discussed by Venuti (1995).
Downloads
References
ABUSIVE FIDELITY. In: Studfiles. 2023. Disponível em: https://studfile.net/preview/5798244/page:3/. Acesso em: 10 mar. 2023.
CAETANO, L. (Des)Encanto: crítica. Pão Geekeijo. 2018. Disponível em: https://paogeekeijo.com/2018/08/21/desencanto-critica/. Acesso em: 12 mar. 2023.
CASTRO, M. de S. Tradução, ética e subversão: desafios práticos e teóricos. Rio de Janeiro, 2007. 114p. Dissertação de Mestrado, Departamento de Letras. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CHESTERMAN, A. Memes of Translation – the spread of ideas in translation theory. Amsterdam: John Benjamins, 1997.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Universidade de Harvard: [s.n.], 1976. 121 p.
(Des)encanto (1ª. temporada). Produção David X. Cohen/Direção Albert Calleros, et al.. Estados Unidos: Netflix, 2018. Streaming. (250 min): son., cor.
DIAZ CINTAS, J. Subtitling. In: GAMBIER, Y. & VAN DOORSLAER, L. (eds.). Handbook of Translation Studies. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2010: 344-349.
_____.; ORERO, P. 2010. Voiceover and dubbing. In: GAMBIER, Y. & VAN DOORSLAER, L. (eds.). Handbook of Translation Studies. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2010: 441–445.
FRANCO, E.; ARAÚJO, V. Questões terminológico-conceituais no campo da tradução audiovisual (TAV). Tradução em Revista. n. 11, Rio de Janeiro (PUC-Rio), dez. 2011-2012, pp. 1-23.
GENESTRETI, Guilherme. Pesquisa revela que 6 em 10 brasileiros preferem filmes dublados. Folha de São Paulo. São Paulo, 09/08/2015. Ilustrada. Disponivel em: https://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/08/1666126-pequisa-revela-que-6-em-10-brasileiros-preferem-filmes-dublados.shtml. Acesso em: 8 mar. 2023.
KOGLIN, A.; KLEE, M. Entre a domesticação e a estrangeirização: análise das estratégias de tradução em “Sejamos todos feministas”. Tradterm, n. 40, São Paulo (Citrat-USP), 2021, pp. 250-275. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v40p250-275.
LAPELOSO, M. (Des)encanto/As primeiras impressões que a 2ª temporada deixa! Aficionados. 2019. Disponível: https://www.aficionados.com.br/des-encanto-primeiras-impressoes-segunda-temporada/. Acesso em: 12 mar. 2023.
MAIDANA, F. (Des)encanto – nova série da Netflix traz memes brasileiros em sua dublagem! Legião dos heróis. 2018. Disponível em: https://www.legiaodosherois.com.br/2018/desencanto-nova-serie-da-netflix-traz-memes-brasileiros-em-sua-dublagem.html. Acesso em: Acesso em: 12 mar. 2023.
MARTINS, M. do A. P. A tradução no Brasil e a retradução de clássicos: algumas considerações. Tradterm, n. 39, São Paulo (Citrat-USP), 2021, pp. 151-173, 2021. DOI: 10.11606/issn.2317-9511.v39p151-173. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/183739. Acesso em: 8 mar. 2023.
MITTMANN, S. Notas do tradutor e processo tradutório: análise e reflexão sob uma perspectiva discursiva. Porto Alegre: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2003.
MÜLLER, M. (Des)encanto. Papo de cinema. 2018. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/series/desencanto/desencanto-t01/. Acesso em: 9 mar. 2023.
NORIEGA, P. O poder de uma boa dublagem. Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 7 jun. 2019a. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/o-poder-de-uma-boa-dublagem/. Acesso em: 9 mar. 2023.
_____. Entendendo a arte de dublar (parte 2). Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 30 nov. 2018c. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/entendendo-a-arte-de-dublar-parte-2/. Acesso em: 9 mar. 2023.
_____. O que me interessa no mundo da dublagem? Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 13 abr. 2018b. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/o-que-me-interessa-no-mundo-da-dublagem/. Acesso em: 9 mar. 2023.
_____. Entre a precisão tradutória e a naturalidade. Entendendo a arte de dublar (parte 2). Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 12 jan. 2018a. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/entre-a-precisao-tradutoria-e-a-naturalidade/. Acesso em: 9 mar. 2023.
_____. A cadeia nos estúdios de dublagem (parte dois): a dublagem e a pós-produção. Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 13 mai. 2016b. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/estudios-dublagem-e-a-pos-producao/. Acesso em: 9 mar. 2023.
_____. A cadeia nos estúdios de dublagem (parte 1): o tradutor e a sua função. Traduzindo a Dublagem. Rio de Janeiro, 6 mai. 2016a. Disponível em: http://www.traduzindoadublagem.com/estudios-de-dublagem-o-tradutor-e-a-sua-funcao/. Acesso em: 9 mar. 2023.
PERRETTA, G. F. Os memes na dublagem de (Des)encanto e a invisibilidade do tradutor. Orientador: Adauri Brezolin. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Estrangeira). Diretoria de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2019.
REDAÇÃO. Luisa Palomanes volta para a segunda temporada de (Des)encanto. Dublagem brasileira. 2019. Disponível em: https://dublagembrasileira.com.br/?p=3132. Acesso em: 12 mar. 2023.
REMAEL, A. Audiovisual Translation. In: GAMBIER, Y. & VAN DOORSLAER, L. (eds.). Handbook of Translation Studies. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2010: 12-17
SANTOS, T. (Des)encanto – a nova série do criador de Os Simpsons. Redesenhando Sonhos. 2018. Disponível em: https://resenhandosonhos.com/desencanto-a-nova-serie-do-criador-de-os-simpsons/. Acesso em: 12 mar. 2023.
SCHLEIERMACHER, F. Sobre os diferentes métodos de traduzir. Trad. Celso Braida. Princípios, v. 14, n. 21. Natal: UFRN, 2007, pp. 233-265.
SHIFMAN, L. Memes in Digital Culture. Cambridge/London The MIT Press, 2014.
UNIVERSITÁRIA FM. Notícias. A dublagem no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.radiouniversitariafm.com.br/noticias/a-dublagem-no-brasil/#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20da%20dublagem%20no,a%20primeira%20dublagem%20do%20pa%C3%ADs. Acesso em: 8 mar 2023.
VENUTI, L. The Translator’s Invisibility: a history of translation. London/New York: Routledge, 1995
WYLER, L. Línguas, poetas e bacharéis: uma crônica da tradução no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Adauri Brezolin, Gabriela Favero Perretta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).