O jogo na audiodescrição: considerações com base em Gadamer e Didi-Huberman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v47p53-81

Palavras-chave:

Audiodescrição, Jogo, Obra de arte, Gadamer, Did-Humber

Resumo

Este artigo propõe uma discussão em torno dos conceitos de jogo apresentados pelos filósofos Gadamer (1960) e Didi-Huberman (1992) com base na prática da audiodescrição (AD). Para isso, traz um resumo teórico de ambos os autores no que diz respeito ao jogo como uma metáfora para a relação entre a pessoa e a obra de arte, e estabelece possíveis conexões com a AD. Com base nesse resumo, é feita uma análise de trechos de cinco entrevistas realizadas durante nossa pesquisa de mestrado, a fim de relacionar o jogo na proposição dos filósofos à prática da AD. Por fim, concluímos que, apesar de partirem de propósitos diferentes, há convergências possíveis entre ambos os filósofos, em especial no que se refere à ideia da obra de arte como sujeito do jogo de significações, e que o conceito de jogo pode ser um recurso valioso para a teoria e a prática da AD, particularmente das artes abstratas.

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Stefanini, M. W., & Lima, Érica L. A. . (2024). O jogo na audiodescrição: considerações com base em Gadamer e Didi-Huberman. Tradterm, 47, 55-83. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v47p53-81