A epopeia indiana n'O Rei de Benares de Fernando Leal (1846-1910)
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i32.124523Palavras-chave:
poesia, literatura infantil, Mahabharata, fábula, criatividadeResumo
Mais conhecido pelas suas traduções feitas do francês do que pelas suas obras literárias, Fernando Leal é um escritor que vale a pena estudar e desvendar não só pelo seu estilo linguístico peculiar mas também pela constante relação dialógica existente entre duas culturas no íntimo do eu-literário. Este estudo focaliza-se, de modo especial, na análise do poema O Rei de Benares, escrito na cidade de Lisboa e destinado a um público formado por crianças. Influenciado pela antiga epopeia indiana, o poema apresenta novos elementos constituitivos da lírica e da poética provenientes de uma convivência constante de duas culturas diferentes, a portuguesa e a indiana, num mesmo indivíduo. Através da análise e comparação profunda dos textos poéticos quer-se penetrar no sentido último do poema e contribuir para uma nova compreensão sócio-cultural do homem, não só como membro de uma comunidade multicultural mas também como ser dialógico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Regina Célia Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).