LITERATURA EM PAUTA: AS PÁGINAS DE JORNAL DE ANTONIO CALLADO
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145758Palavras-chave:
Antonio Callado, jornalismo literário, leitorResumo
A escrita de Antonio Callado repórter dialoga com o que ficou conhecido como jornalismo literário, gênero híbrido, que desafia as expectativas do leitor de literatura e o leitor de reportagens. Com ampla atuação como jornalista, vindo a cobrir importantes eventos da história mundial, o intelectual carioca contribui de modo decisivo para a constituição do gênero no Brasil. Nas reportagens publicadas entre 1960 e 1970, o escritor encontra um estilo próprio, ao aprofundar o potencial simbólico da linguagem, compondo complexos panoramas em que a análise e a opinião crítica se combinam a um trabalho meticuloso com a arquitetura das palavras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).