A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária

Autores

  • Elisabet Contreras Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i38.154524

Palavras-chave:

Feminismo, educação literária, literatura infantil e juvenil

Resumo

Recentemente, diferentes eventos causaram uma maior consciência social em questões feministas, o que levou a uma transformação social em relação à igualdade real entre homens e mulheres. Essas mudanças podem ser visíveis nas salas de aula do ensino fundamental, graças à educação literária, já que uma das funções da literatura é justamente a da socialização dos leitores a partir dos comportamentos mostrados pelos personagens. Partindo destas reflexões são propostas cinco leituras, cujos personagens representam modelos de feminilidade inspiradores, que rompem estereótipos de gênero sem cair em dogmatismos.

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Biografia do Autor

  • Elisabet Contreras, Universidade de Barcelona

    Doctora en Filología Hispánica por la Universidad de Barcelona (2013). Profesora asociada del Departamento de Educación Lingüística y Literaria y de DCE-M, de la Facultad de Educación de la Universidad de Barcelona y profesora de la FPCEE Blanquerna-Universidad Ramon Llull. Miembro del grupo de investigación consolidado POCIÓ y del Grupo de Innovación Docente consolidado en didáctica de la Lengua y la Literatura (GICD-DLL), ambos de la Universidad de Barcelona. Su campo de investigación es la didáctica de la literatura y la educación literaria.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

CONTRERAS, Elisabet. A educação literária à luz dos movimentos feministas: algumas propostas de leitura para crianças de educação primária. Via Atlântica, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 40–62, 2020. DOI: 10.11606/va.i38.154524. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154524.. Acesso em: 21 nov. 2024.