Os momentos decisivos da teoria e crítica da Formação
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.155052Palavras-chave:
Antonio Candido, História da literatura, Teoria literáriaResumo
O presente artigo objetiva traçar um esboço dos conceitos expostos na Formação da literatura brasileira (1959), de Antonio Candido, relacionando-os a sua aplicação ao longo da obra. Com isso, visa-se abarcar pressupostos como: conceito de literatura, de sistema literário, a formação do cânone no estudo em análise, bem como a constituição dessa história da literatura como narrativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Juliane Cardozo de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









