EM TORNO DO FIM: GOA TARDO-COLONIAL NO CICLO DE CONTOS MONÇÃO (1963) DE VIMALA DEVI
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i36.162015Palavras-chave:
Goa, literatura de Goa, literatura pós-colonial em português, literatura indiana, teoria do conto, ciclo de contosResumo
Neste artigo, analisamos Monção (1963) da escritora goesa Vimala Devi como um ciclo de contos, ou seja, um género que difere tanto do romance tradicional quanto da coletânea não integrada de curtas narrativas, alvitrando que esta afiliação genérica torna possível uma peculiar representação de Goa tardo-colonial. Apoiando-nos em várias teorizações das características desse género, esmiuçamos as interligações e rupturas presentes neste ciclo, concluindo que é essa oscilação entre forças centrípetas e centrífugas que perfazem o retrato de uma sociedade unida por suas divisões.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nationalism 3 ed. Reviwed. London: Verso, 2006.
ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-Colonial Literatures. London, New York: Routledge, 1989.
BARBOSA, Alexandre Moniz. Goa Rewound. Panjim: Broadway Publishing House, 2012.
BRAGA, Duarte D. “‘The Voice of Two Worlds’: Lusotropicalism in the Context and Reception of Vimala Devi’s Súria”. In CASTRO, Paul Melo e (org.). Colonial and Postcolonial Goan Literature in Portuguese: Woven Palms. Cardiff: University of Wales Press, 2019, p. 124-146.
CASTRO, Paul Melo e . “Vimala Devi’s Monção: The Last Snapshots of Colonial Goa”, Portuguese Studies, 25.1, 2009, p. 46-64.
CASTRO, Paul Melo e. “The Heart of the Metropole: Urban Space and Interracial Relationships in ‘Fidelidade’by Vimala Devi, ‘Um Encontro Imprevisto’ by Henrique de Senna Fernandes and ‘Nina’ by Orlanda Amarílis”, Forum for Modern Language Studies, 53.4, 2017, p. 405-429.
CASTRO, Paul Melo e; GARMES, Hélder. “The Story of Goan Literature in Portuguese: A Question of Terminology”. In CASTRO, Paul Melo e (org.). Colonial and Postcolonial Goan Literature in Portuguese: Woven Palms. Cardiff: University of Wales Press, 2019, p. 17-40.
CHATTERJEE, Partha. The Nation and Its Fragments: Colonial and Postcolonial Histories. Princeton: Princeton University Press, 1993.
CHATTERJEE, Partha. “The Nation and Its Peasants”. In CHATURVEDI, Vinayak. Mapping Subaltern Studies and the Postcolonial. London: Verso, 2000, p. 8-23.
COUTINHO, João da Veiga. A Kind of Absence: Life in the Shadows of History. Stamford, CT: Yuganta Press, 1997.
COUTO, Maria Aurora. Goa: A Daughter’s Story. New Delhi: Penguin, 2005.
DEVI, Vimala. Súria. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1962.
DEVI, Vimala. Monção. Lisboa: Dédalo, 1963.
DEVI, Vimala. Monção. 2a Edição. Lisboa: Editor, 2003.
DEVI, Vimala & SEABRA, Manuel de. A literatura ondo-portuguesa. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, v. 1, 1971.
DUNN, Maggie & MORRIS, Ann. The Composite Novel: The Short Story Cycle in Transition. Nova York: Twayne Publishers, 1995.
FERNANDES, Jason Keith. “After the Monsoon, a Rainbow: Reading Vimala Devi’s Monção from Contemporary Goa”. In DEVI, Vimala. Monsoon. Trans. Paul Melo e Castro. Kolkata: Seagull Books, 2019, p. VII-XXV.
FESTINO, Cielo G. “Monção de Vimala Devi: contos de Goa à moda europeia”, Remate de Males, Campinas, no.36.2, 2016, p. 435-459.
GONÇALVES, Inês e PORTAS, Catarina. Goa: História de um encontro. Coimbra: Almedina, 2001.
GORDIMER, Nadine. “The Flash of Fireflies”. In MAY, Charles (org.). Short Story Theories. Columbus: Ohio University Press, 1977, p. 178-181
GRACIAS, Fátima da Silva. “Iron Ore Rush and the Quality of Life in Goa 1947-1961”. In BORGES, Charles, PEREIRA, Óscar e STUBBE, Hannes. Goa and Portugal: History and Development. New Delhi: Concept Publishing Company, 2000, p. 72-90.
INGRAM, Forrest L. The Representative Short Story Cycles of the Twentieth Century. A Haia: Mouton, 1971.
KAMAT, Pratima. “Peasantry and the Colonial State 1946-1961”. In BORGES, Charles, PEREIRA, Óscar e STUBBE, Hannes. Goa and Portugal: History and Development. New Delhi: Concept Publishing Company, 2000, p. 133-158.
KENNEDY, J. Gerald. “Introdução”. IN KENNEDY, Gerald J. Modern American Short Story Sequences: Composite Fictions, Fictive Communities. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. VII-XV.
LARSEN, Karin. Faces of Goa: A Journey Through the History and Cultural Evolution of Goa and Other Communities Influenced by the Portuguese. New Delhi: Gyan Publishing House, 1998.
LUNDÉN, Rolf. The United Stories of America: Studies in the Short Story Composite. Amsterdam: Rodopi, 1999.
LUSCHER, Robert. M. “The Short Story Sequence: An Open Book”. In LOHAFER, Susan & CAREY, Jo Elleyn. Short Story Theory at the Crossroads. Baton Rouge: Louisiana State Press, 1989, p.148-167.
MANN, Susan Garland. The Short-Story Cycle: A Genre Companion and Reference Guide. London: Greenwood Press, 1989.
MARCH-RUSSELL, Paul. The Short Story: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.
NORONHA, Carmo de. Contracorrente. Panjim: Casa JD Fernandes, 1991.
PAROBO, Parag D. India’s First Democratic Revolution: Dayanand Bandodkar and the Rise of Bahujan in Goa. New Delhi: Orient BlackSwan, 2016.
PRATT, Mary Louise, “The Short Story: The Long and the Short of It”. In MAY, Charles, ed. The New Short Story Theories. Colomburs: Ohio University Press, 1994, pp. 90-113.
RIBEIRO, Orlando. Goa em 1956: relatório ao governo. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.
POE, Edgar Allen. “The Single Effect”. In HENDERSON, Eric and HANCOCK, Geoff. Short Fiction & Critical Contexts. Don Mills, Ontario: Oxford University Press, 2010, p. 395-396.
SEABRA, Manuel de. “Introdução”. In DEVI, Vimala. Monção. Lisboa: Escritor, 2003, p. VIII-IX.
SMITH, Jennifer J. The American Short Story Cycle. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018.
TRICHUR, Raghuraman S. Trichur. Reconfiguring Goa: From Trading Post to Tourism Destination. Saligão: Goa, 1556, 2013.
WIEMANN, Dirk. “…What Will Count as The World: Indian Short Story Cycles and the Question of Genre”. In GOEBEL, Walther e Schabio, Saskia (orgs.) Locating Postcolonial Narrative Genres. London e Nova York: Routledge, 2013, p. 155-168.
ZAGARELL, Sandra A. “Narratives of Community: The Identification of a Genre”, Signs, 13: 3, 1988, p. 498-526.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paul Melo e Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).