O manifesto dele a toda a gente
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i2.209169Palavras-chave:
Botto, manifesto, poesia, resistênciaResumo
Não sem uma certa razão, O meu manifesto a toda a gente, de António Botto, sempre foi tido na conta de peça menor na polémica da “literatura de Sodoma”. No entanto, podem nele detetar-se, de forma sintética, todos os elementos de um meta-discurso sobre a sua própria obra, que ele utilizou em vez de assumir qualquer postura ético-política de auto-defesa contra a homofobia omnipresente de que era objeto. A agência que foi Botto a devolver a si próprio contra a extorsão vital de que foi objeto, é em O meu manifesto a toda a gente que se anuncia e será no corpus poético que é posta em ação.
Downloads
Referências
BOTTO, António. Poesia. Porto: Assírio & Alvim, 2018.
BOTTO, António. O meu manifesto a toda a gente. In António Botto, Canções. Edição, prefácio e notas de Jerónimo Pizarro e Nuno Ribeiro. Lisboa: Guimarães, 2010, pp. 129-130, 133.
BOTTO, António. Uma entrevista com António Botto. In António Botto, Canções. Edição, prefácio e notas de Jerónimo Pizarro e Nuno Ribeiro. Lisboa: Guimarães, 2010, pp. 151-154.
BOTTO, António. Ainda não se escreveu. Lisboa: Edições Ática, 1959.
FERNANDES, Aníbal. Organização, introdução e cronologia. In Raul Leal, Sodoma Divinizada. Lisboa: Guimarães Editores, 2010.
KLOBUCKA, Anna M. O mundo gay de António Botto. Lisboa: Documenta, 2018.
MAGALHÃES, Joaquim Manuel. Poesia portuguesa contemporânea. Lisboa: Bestiário, 2022.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. Epistemology of the Closet. Berkeley & Los Angeles: University of California Press, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 António Fernando Cascais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).