O ponto de vista de Carolina: entrevista com Dalva Maria Soares
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v25.n2.2025.217851Palavras-chave:
Dalva Maria Soares, Literatura, LivrosResumo
Entrevista com a escritora e antropóloga mineira Dalva Maria Soares, autora de três livros: Para diminuir a febre de sentir (2020), Do menino (2021), e Me ajuda a olhar! (2023). O objetivo é apresentar a escritora, que se inspira principalmente em Carolina Maria de Jesus, dentre outras, para constituir suas escolhas e seu legado literário. A obra que está constituindo retrata suas experiências como mulher periférica, negra e mãe de um “menino”, João Pedro, hoje um jovem trabalhador, com quem realiza a maior parte de suas interlocuções, além das escritoras e escritores de sua preferência, com os quais produz um cenário dialógico para as suas reflexões sobre a vida e a literatura.
Downloads
Referências
SOARES, Dalva Maria. Do menino. Editora Venas Abiertas, Belo Horizonte, 2021.
SOARES, Dalva Maria. Me ajuda a olhar. Editora Venas Abiertas, Belo Horizonte, 2023.
SOARES, Dalva Maria. Para diminuir a febre de sentir. Editora Venas Abiertas, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Susan de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









