O PADRE, A MOÇA E UM “BRASILEIRO MISTÉRIO” – DRUMMOND NAS LENTES DO CINEMA NOVO
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i15.50425Palavras-chave:
poesia brasileira, cinema novo, Carlos Drummond de Andrade, Joaquim Pedro de Andrade, cultura popular, barrocoResumo
A POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE INSPIROU UMA DAS PRODUÇÕES MAIS IMPORTANTES DO CINEMA BRASILEIRA NOS ANOS 1960. NO POEMA NARRATIVO “O PADRE E A MOÇA”, DO LIVRO LIÇÃO DE COISAS, DRUMMOND APROVEITA SUGESTÕES DO FOLCLORE E DA ESTÉTICA BARROCA PARA COMPOR UMA PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE O BRASIL. O FILME DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE, EMBORA TENHA SIDO ACUSADO DE FORMALISTA E ALIENADO, TAMBÉM OFERECE, COM BASE NA LIÇÃO NEGATIVA DO POETA, UM RETRATO DILACERADO DOS IMPASSES QUE CARACTERIZAM A HISTÓRIA DO PAÍS, ANTECIPANDO O DEBATE QUE ESTARIA NO CENTRO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA APÓS A DESILUSÃO PROVOCADA PELO GOLPE MILITAR DE 1964.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).