O PADRE, A MOÇA E UM “BRASILEIRO MISTÉRIO” – DRUMMOND NAS LENTES DO CINEMA NOVO

Autores

  • Ivan Marques Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i15.50425

Palavras-chave:

poesia brasileira, cinema novo, Carlos Drummond de Andrade, Joaquim Pedro de Andrade, cultura popular, barroco

Resumo

A POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE INSPIROU UMA DAS PRODUÇÕES MAIS IMPORTANTES DO CINEMA BRASILEIRA NOS ANOS 1960. NO POEMA NARRATIVO “O PADRE E A MOÇA”, DO LIVRO LIÇÃO DE COISAS, DRUMMOND APROVEITA SUGESTÕES DO FOLCLORE E DA ESTÉTICA BARROCA PARA COMPOR UMA PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE O BRASIL. O FILME DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE, EMBORA TENHA SIDO ACUSADO DE FORMALISTA E ALIENADO, TAMBÉM OFERECE, COM BASE NA LIÇÃO NEGATIVA DO POETA, UM RETRATO DILACERADO DOS IMPASSES QUE CARACTERIZAM A HISTÓRIA DO PAÍS, ANTECIPANDO O DEBATE QUE ESTARIA NO CENTRO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA APÓS A DESILUSÃO PROVOCADA PELO GOLPE MILITAR DE 1964.

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Publicado

2006-06-24

Edição

Seção

Dossiê 15: Poéticas de língua portuguesa comparativismo e contemporaneidade - Entre literatura(s)

Como Citar

MARQUES, Ivan. O PADRE, A MOÇA E UM “BRASILEIRO MISTÉRIO” – DRUMMOND NAS LENTES DO CINEMA NOVO. Via Atlântica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 87–99, 2006. DOI: 10.11606/va.v0i15.50425. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50425.. Acesso em: 8 nov. 2024.