UMA QUESTÃO DE TIMING: ASPECTOS DA CONSAGRAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50785Palavras-chave:
José Saramago, mercado, editora, biografiaResumo
O PRESENTE ARTIGO IDENTIFICA OS TRÊS FACTORES FUNDAMENTAIS QUE DETERMINARAM O SUCESSO EDITORIAL DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL: A ESCOLHA DO MOMENTO CERTO DA PUBLICAÇÃO DE CADA UM A DAS OBRAS, DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO DO CONTEXTO POLITICO, SOCIAL E CULTURAL; A CONSTRUÇÃO DA SUA BIOGRAFIA ORIENTADA; E A IMPORTÂNCIA DAS EDITORAS QUE PUBLICARAM A SUA OBRA. O AUTOR BENEFICIOU DAS RELAÇÕES DOS AGENTES DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO LITERÁRIAS QUE REFORÇARAM A VISIBILIDADE NO CAMPO LITERÁRIO, COMBINANDO O PRESTÍGIO LITERÁRIO E O SUCESSO COMERCIAL.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).