Literatura infantil fractal e mercado editorial: lições contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50794Palavras-chave:
contemporaneidade, consumo, estudos culturais, literatura infantil, mercado editorialResumo
Este artigo analisa implicações sociológicas e filosóficas do caminho que se segue ao objeto literário como mercadoria fetichizada; caminho da defasagem de valores que o revestiam, a saber, o valor de uso, o de troca e o do próprio signo fetichizado. Estudaremos o momento em que a arte deixa de bastar-se a si mesma e passa a integrar a lógica de produção atual. Refletiremos sobre o tema em sua mudanças históricas, comentando obras representativas e fundamentando nossa visão sobre a relação marketing/ideologia/literatura infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fúlvio de Oliveira Saraiva, Fernanda Maria Abreu Coutinho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).