Literatura infantil fractal e mercado editorial: lições contemporâneas

Autores

  • Fúlvio de Oliveira Saraiva Universidade Federal do Ceará
  • Fernanda Maria Abreu Coutinho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50794

Palavras-chave:

contemporaneidade, consumo, estudos culturais, literatura infantil, mercado editorial

Resumo

Este artigo analisa implicações sociológicas e filosóficas do caminho que se segue ao objeto literário como mercadoria fetichizada; caminho da defasagem de valores que o revestiam, a saber, o valor de uso, o de troca e o do próprio signo fetichizado. Estudaremos o momento em que a arte deixa de bastar-se a si mesma e passa a integrar a lógica de produção  atual. Refletiremos sobre o tema em sua mudanças históricas, comentando obras representativas e fundamentando nossa visão sobre a relação marketing/ideologia/literatura infantil.

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Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Dossiê 20: literatura e indústria cultural

Como Citar

SARAIVA, Fúlvio de Oliveira; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. Literatura infantil fractal e mercado editorial: lições contemporâneas. Via Atlântica, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 125–134, 2011. DOI: 10.11606/va.v0i20.50794. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50794.. Acesso em: 17 fev. 2025.