Literatura Juvenil Brasileira: A produção poética de Ricardo Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i26.84290Palavras-chave:
Literatura juvenil, Poesia, Ricardo Azevedo, Aspectos temáticosResumo
Neste artigo selecionamos e analisamos a produção poética do escritor, ilustrador e pesquisador Ricardo Azevedo, com intuito de observamos os aspectos temáticos. Referem-se aos seguintes títulos Dezenove poemas desengonçados (1998), A casa de meu avô (1998), Meu material escolar (2000), O livro de papel (2001), Não existe dor gostosa (2003), Ninguém sabe o que é um poema (2005) e Feito bala perdida (2008). Tal leitura promove repensar sobre a produção literária poética contemporânea, visto que se insere num contexto plural e globalizado. Além disso, procura compreender como se dá a constituição do objeto literário da poesia voltada ao público juvenil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Penha Lucilda de Souza Silvestre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).