Disrupção imagética: desocidentalizar os corpos, desconstruir a heteronormatividade
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58057Palavras-chave:
Representações da homossexualidade, Heteronormatividade, Cultura brasileira, Cinema brasileiroResumo
A partir de sugestões de Silviano Santiago, no artigo “O homossexual astucioso”, e de Antonio Candido, na “Dialética da malandragem”, busca-se uma articulação entre as componentes transgressivas, multivalentes e desocidentalizantes da cultura brasileira e a desconstrução do padrão dicotômico que regula os papeis de gênero, a sexualidade e as representações do corpo homossexual, tal como proposta em dois filmes brasileiros, o Madame Satã (2002), do diretor Karim Aïnouz, e Elvis & Madona (2011) de Marcelo Laffitte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Adriana Pinto Fernandes de Azevedo, Eneida Leal Cunha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).