Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161Palavras-chave:
Formação de professores, educação a distância, leitura, material didático.Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados. Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utilizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição.
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