Espaços do samba no filme O Pai da Rita

Autores

  • Samuel Paiva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214855

Palavras-chave:

Intermidialidade, Cultura negra, Espaço

Resumo

Este texto pretende contribuir para o campo dos estudos sobre intermidialidade, partindo de uma reflexão sobre a obra do cineasta Joel Zito Araújo, com foco maior de interesse em seu filme O pai de Rita (2021). A narrativa cinematográfica em questão é construída sobre personagens relacionados ao samba, entre outros, sambistas da Escola de Samba Vai-Vai, em São Paulo, e o próprio Chico Buarque de Hollanda, compositor da canção “A Rita”, implicada já no título do filme. Além da própria intermidialidade entre cinema e música, o método empreendido na análise também articula conceitos do geógrafo Milton Santos, tendo em vista, sobretudo, a discussão sobre “espaço” no âmbito da cultura negra no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel Paiva, Universidade Federal de São Carlos
    Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

A ALMA negra da cidade. Produção de Joel Zito Araújo. [S. l.]: Tapiri Vídeo, 1991. 1 vídeo (30 min).

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020.

ALMERINDA, uma mulher de trinta. Produção de Joel Zito Araújo. [S. l.]: Tapiri Vídeo; TV VIVA, 1991. 1 vídeo (24 min.), son., color.

APOSTILA convida #065: Joel Zito Araújo. [S. l: s. n.], 2022. 1 vídeo (38 min). Publicano pelo canal Apostila de Cinema. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IrfcivdwF3I. Acesso em: 6 jul. 2023.

APÓS DEIXAR tradicional quadra no Bixiga, Vai-Vai ganha terreno na Marginal Tietê, vizinho da Águia de Ouro. G1, São Paulo, 4 jan. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/01/04/apos-deixar-tradicional-quadra-no-bixiga-vai-vai-ganha-terreno-na-marginal-tiete-vizinho-da-aguia-de-ouro.ghtml. Acesso em: 6 ago. 2023.

ARAÚJO, J. Z. A. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Senac, 2000.

A RITA. Intérprete: Chico Buarque. Compositor: Chico Buarque. In: Chico Buarque de Hollanda. Intérprete: Chico Buarque. [S .l.]: RGE, 1966. 1 CD, faixa 3.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

BAZIN, A. Por um cinema impuro: defesa da adaptação. In: BAZIN, A. (Org.). O que é o cinema? Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

CARVALHO, N. S. (Org.). Cinema negro brasileiro. Campinas: Papirus, 2022.

CINDERELAS, lobo e um príncipe encantado. Produção de Joel Zito Araújo. [S. l.]: Casa de criação, 2009. 1 vídeo (108 min.), son., color.

DOZENA, A. A geografia do samba na cidade de São Paulo. São Paulo: Polisaber, 2011.

EU, mulher negra. Produção de Joel Zito Araújo. São Paulo: CEBRAP, 1994. 1 vídeo (30 min.), son., color.

FILHAS do vento. Produção de Joel Zito Araújo. Brasília, DF: Asa Cinema e Vídeo, Casa de Criação Cinema, 2004. 1 rolo de filme (35mm, 83 min.), son., color.

GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Brasília, DF, p. 223-244, 1984.

HOMEM, W. Histórias de canções: Chico Buarque. São Paulo: Leya, 2009.

LOPES, N.; SIMAS, L. A. Dicionário da história social do samba. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

MONCAU, G.; STROPASOLAS, P. Vai-Vai, Quilombo Saracura e o Metrô: obra reacende luta pela memória negra no Bixiga. Brasil de Fato, São Paulo, 29 ago. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3QHItgK. Acesso em: 3 nov. 2023.

NAPOLITANO, M. Rio, Zona Norte (1957) de Nelson Pereira dos Santos: a música popular como representação de um impasse cultural. Per Musi, Belo Horizonte, n. 29, p. 75-85, 2014.

NASCIMENTO, B. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, n. 6-7, p. 41-49, 1985.

O PAI da Rita. Produção de Joel Zito Araújo et al. São Paulo: Casa de Criação Cinema, Globo Filmes; Canal Brasil, 2021. 1 vídeo (100 min.), son., color.

PETHÖ, Á. Approaches to studying intermediality in contemporary cinema. Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, Warsaw, v. 15, n. 1, p. 165-187, 2018.

RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Jandaíra, 2021.

RIO, Zona Norte. Produção de Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Nelson Pereira dos Santos Produções Cinematográficas, 1957. Filme (35mm, 86 min.), son., p&b.

SAMBA à Paulista: fragmentos de uma história esquecida. Uma produção de Gustavo Mello; Y Camargo; L. Freire. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, 2007.

SANTOS, M. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia. Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 1-9, 1996.

SIERRA, E. G. M. F. Guerreiros da avenida: música e competição na escola de samba. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SANZ, B. Aparelha Luzia, o quilombo urbano de São Paulo. El País, São Paulo, 3 nov. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/01/cultura/1509557481_659286.html. Acesso em: 6 nov. 2023.

TRADIÇÃO (Vai no Bexiga pra Ver). Intérprete: Geraldo Filme. Compositor: Geraldo filme. In: GERALDO Filme. Intérprete: Geraldo Filme. [S. l.]: Eldorado, 1980. 1 CD, faixa 1.

WERNECK, H. Gol de letras. In: HOLLANDA, C. B. (Org.). Chico Buarque: letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

PAIVA, Samuel. Espaços do samba no filme O Pai da Rita. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 201–221, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214855. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/214855.. Acesso em: 3 dez. 2024.