Digital influencers of faith: celebrities or evangelists?

Authors

  • Fernanda Faria Medeiros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alzirinha Rocha de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Aline Amaro da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Moisés Sbardelotto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vinicius Borges Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200401

Keywords:

Digital influencers, Faith, Celebritization, Religion, Catholicism

Abstract

This paper presents preliminary reflections on the concept of digital influencers, resuming the previous perspectives of celebrities studies, to propose new dimensions for an analysis of this phenomenon within faith. Seeking to grasp the social-ecclesiastical effects generated by online interactional processes, it points out methods capable of helping understand the theological and communication elements specific to digital influencers of faith.

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Author Biographies

  • Fernanda Faria Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2020) e mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. Professora da PUC Minas no curso de Publicidade e Propaganda e coordenadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT/PUC Minas).

  • Alzirinha Rocha de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Teologia pela Université catholique de Louvain (UCL), Bélgica, pelo Departamento de Teologia Prática. Mestre em Teologia pela Universidad San Dámaso, Madrid. Pós-doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco Unicap (2019). Membro da SITP – Société International de Théologie Pratique. Professora e pesquisadora do Instituto São Paulo de Ensino Superior (Itesp) e da PUC Minas – ANIMA – NECT – Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia.

  • Aline Amaro da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestra e doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche (bolsa PDSE/Capes) na Ruhr Universität Bochum, Alemanha. Fez estágio pós-doutoral (Coimbra Group Scholarship Programme) na Universidade de Graz, Áustria. Jornalista graduada pela PUCRS. É membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB). Professora Adjunta do ANIMA – PUC Minas, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT). Professora colaboradora da Pós-graduação em Espiritualidade e Estudos da Consciência da PUCRS.

  • Moisés Sbardelotto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e membro do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT/PUC Minas).

  • Vinicius Borges Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip). Mestre em Comunicação e Poder pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e jornalista graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é professor substituto na Universidade Federal de São João Del-Rei e pesquisador do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT/PUC Minas).

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Published

2022-07-26

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Digital influencers of faith: celebrities or evangelists?. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 230–252, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.200401. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/200401.. Acesso em: 18 jul. 2024.