Comunicação, linguagem e consumo: uma análise de discurso nos limites da publicização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2015.86897Palavras-chave:
Comunicação e consumo, análise de discurso, formações discursivas, publicização, signo ideológico.Resumo
Neste trabalho, realizei uma análise de discurso de enunciados que circulam no metrô com o objetivo de demonstrar sua participação na textura de formações discursivas e sua vinculação ao plano das formações ideológicas, das ideologias. Especificamente, busco compreender a produção de efeitos de sentido nos limites ou nas mediações de um mesmo entorno teórico e empírico da publicização, testando assim não só o confronto de interesses sociais, mas a maneira como o signo ideológico oculta esse confronto no discurso.
Downloads
Referências
BACCEGA, M. A. Campo da comunicação. In: BARROS FILHO, Clóvis; CASTRO, Gisela. Comunicação e práticas de consumo. São Paulo: Saraiva, 2007b; p. 79-86.
__________. Inter-relações comunicação e consumo, receptor e consumidor. In: XVIII Encontro Anual da Compós. Belo Horizonte, 2009.
__________. Palavra e discurso: história e literatura, SP: Ática, 2007a; p. 5-59.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 4 ed. SP: Hucitec, 1988.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. Revista Significação. São Paulo, PPGMPA-USP, n. 36, p. 131-151, 2011.
CERTEAU, M. de. A Invenção do Cotidiano: artes do fazer. 16 ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 1995.
GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. In: Revista Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo: v. 4, n. 11, p. 11-25, 2007.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em comunicação. São Paulo, Edições Loyola, 2010.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. As formas mestiças da mídia. Pesquisa FAPESP Online, edição 163, p. 10-15, setembro 2009. Entrevista concedida para Mariluce Moura.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2013.
__________. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2007.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.