Crítica de mídia, sucesso de escândalo e narrativa política no Brasil hoje
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.159788Palavras-chave:
sucesso de escândalo, entretenimento político, crítica de mídiaResumo
Este trabalho reconstrói, pela ótica da crítica de mídia, narrativas políticas no Brasil, entre o final de 2018 e meados de 2019. Trata-se de uma revisão de textos publicados por articulistas e críticos de televisão na mídia brasileira. O quadro teórico é orientado pelos conceitos de sucesso de escândalo e entretenimento político, e a metodologia estabelece três operadores analíticos – celebridades, redes sociais e metacrítica. As conclusões do trabalho discutem as semelhanças entre a cultura da celebridade e a narrativa política; as transformações, trazidas pela internet, nas narrativas políticas; e o papel social da mídia na crítica dos processos políticos hoje.
Downloads
Referências
ADUT, A. On scandal: moral disturbance in society, politics, and art. Nova York: Cambridge University Press, 2008.
AZEVEDO, R. Fim do show 2: objetivo não é vencer a eleição, é governar. Bolsonaro ignora. Blog do Reinaldo Azevedo, São Paulo, 2019a. Disponível em: https://bit.ly/2TTRQ0Y. Acesso em: 5 abr. 2019. (a)
AZEVEDO, R. Traje escalafobético de Bolsonaro é marketing ruim da simplicidade; não é que não entenda de moda: ele nada entende é de democracia. Blog do Reinaldo Azevedo, São Paulo, 2019b. Disponível em: https://bit.ly/2ACdnzg. Acesso em: 5 abr. 2019.
BARNEY, C. Fã-clube abandona Anitta após cantora seguir perfil que apoia Bolsonaro. Blog do Chico Barney, São Paulo, 2018a. Disponível em: https://bit.ly/2LJGmrm. Acesso em: 5 abr. 2019.
BARNEY, C. É melhor já ir se lamentando: Miss Bumbum Trans desiste de apoiar Bolsonaro. Blog do Chico Barney, São Paulo, 2018b. Disponível em: https://bit.ly/2AI1Tua. Acesso em: 5 abr. 2019.
BARNEY, C. Bolsonaro de Adnet é o nosso melhor presidente desde Lula do Bussunda. Blog do Chico Barney, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2LIK2cD. Acesso em: 5 abr. 2019.
BERGAMO, M. Guedes e Moro se reúnem com Kaká, Regina Duarte e Ana Hickman. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2Uu3ccq. Acesso em: 5 abr. 2019.
BRUM, E. Bolsonaro (des)governa o Brasil pelo Twitter. El País, Madri, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2TsJEEA. Acesso em: 5 abr. 2019.
COELHO, D. Sem desconsiderar honrosas e boas excessões, parte da renovação política trouxe caçadores de pokemons para o Congresso. Não atuam em plenário ou comissões, não participam de nada. Passam o dia todo fazendo selfs e comentando os fatos como se nada tivessem para fazer ali. Brasília, DF, 5 abr. 2019. Twitter: @DanielCoelho23. Disponível em: https://bit.ly/2B9LyhR. Acesso em: 3 jun. 2019.
FREIRE FILHO, J.; LANA, L. Pacto de visibilidade: mídia, celebridades e humilhação. Contracampo, Niterói, n. 30, p. 4-23, 2014.
GABEIRA, F. O Twitter como um sofá. Gabeira, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2V8Agmo. Acesso em: 5 abr. 2019.
GET me Roger Stone. Direção: Dylan Bank, Daniel DiMauro e Morgan Pehme. Los Gatos: Netflix, 2017. 1 vídeo (92 min), son., col., HD.
KOGUT, P. ‘Central das eleições’ faz crescer a audiência da Globo News em 400%. O Globo, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://glo.bo/32XDLj9. Acesso em: 3 jul. 2019.
LANA, L. Para além do sensacionalismo: uma análise do telejornal Brasil Urgente. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.
LANA, L. A vítima oportunista: a construção da celebridade Luciana Gimenez. Interseções, Rio de Janeiro, v. 15, p. 446-462, 2013
LIRA NETO, J. Príncipe da Escuridão é um dos responsáveis pela ascensão de Trump. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2OjZcH4. Acesso em: 3 jul. 2019.
MAGNOLI, D. Um crime chamado linguagem. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2pJ1ANl. Acesso em: 5 abr. 2019.
MAGNOLI, D. Retirada tática. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2w0gVsV. Acesso em: 5 abr. 2019.
SACCHITIELLO, B. Governo investe em merchandising pela Previdência. Meio & Mensagem, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2WuFae1. Acesso em: 3 jul. 2019.
SERELLE, M. Apresentação do dossiê “Polarizações”. Rumores, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 4-7, 2016.
SERELLE, M.; SOARES, R. As novas formas do falso: entretenimento, desinformação e política nas redes digitais. In: COMPÓS, 28., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós.
SINDICATO denuncia pressões abusivas sobre os jornalistas da Rede Record. Sindicato dos jornalistas profissionais do estado de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2EBg8ph. Acesso em: 4 jul. 2019.
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
STYCER, M. Bolsonaro volta a privilegiar Record e dá exclusiva sobre convite a Moro. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2018a. Disponível em: https://bit.ly/2OfX7fi. Acesso em: 5 abr. 2019.
STYCER, M. Qual foi o papel de CQC, Superpop e Pânico na popularização de Bolsonaro. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2018b. Disponível em: https://bit.ly/2Oj2muS. Acesso em: 5 abr. 2019.
STYCER, M. HBO não exibe no Brasil programa de humor que critica Bolsonaro e Haddad. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2018c. Disponível em: https://bit.ly/2LKyJRg. Acesso em: 5 abr. 2019.
STYCER, M. Críticas a Globo, piadas de Daciolo e ajuda a Bolsonaro: a eleição na TV. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2018d. Disponível em: https://bit.ly/2Mb3DkN. Acesso em: 5 abr. 2019.
STYCER, M. Record ajuda Bolsonaro ao exibir entrevista na hora do debate da Globo. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2018e. Disponível em: https://bit.ly/356PXzN. Acesso em: 5 abr. 2019.
STYCER, M. Com cinco entrevistas, Record foi a favorita nos últimos três meses. Blog do Maurício Stycer, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2oMonY6. Acesso em: 5 abr. 2019.
XAVIER, N. Malu Mulher votaria em Bolsonaro? Blog do Nilson Xavier, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2IjxUN2. Acesso em: 5 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.