Ensino de fotojornalismo e atividades culturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89644Palavras-chave:
Comunicação, arte, jornalismo, fotografia, fotojornalismo.Resumo
O ensino de fotojornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é ferramenta pedagógica que contribui de forma efetiva para o fomento e a promoção do acesso à cultura como ação extensionista. A disciplina Elementos de fotojornalismo, parte do curso de bacharelado em Jornalismo, organiza-se a partir de um método teórico-prático, aliado a duas atividades de cultura e extensão: o Espaço D’Ávila e a Semana de fotojornalismo. Estas frentes pedagógicas interagem entre si e têm o potencial de estimular a cidadania. Tendo a cultura como referência, o ensino de fotojornalismo promove diálogo interdisciplinar pela valorização de reportagens, pautas criativas e estímulo reflexivo. A difusão da cultura amplia o conhecimento e desenvolve qualificação profissional. Além de revelar o que a universidade pública produz, ela valoriza a produção imagética do estudante e também aperfeiçoa a construção da normatização da extensão universitária.Downloads
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