Do fait divers ao infotenimento:
o entretenimento nas pautas do jornal Super Notícia
Palavras-chave:
Jornalismo, Entretenimento, Fait divers, Infotenimento, Super NotíciaResumo
O artigo propõe verificar a presença do entretenimento em três manchetes de capa do jornal popular Super Notícia. Para isso, inicialmente, o texto traça a origem e o conceito de fait divers – fatos do dia a dia - e avança até o desenvolvimento do neologismo Infotenimento. Os autores usados como base teórica são Barthes (1967), Dejavite (2006) e Amaral (2008). A metodologia adotada é análise de conteúdo, tendo por referência Bardin (1970). Como resultados, três ocorrências do entretenimento no tabloide mineiro são percebidas: a primeira, explora os recursos gráficos, tornando a notícia mais fácil de ser lida e entendida, além de agradar visualmente; a segunda, os recursos gráficos servem mais para ilustrar do que contextualizar, e a informação fica em sua superficialidade; e a terceira, classifica-se apenas no fait divers, sendo um exemplo de notícias de variedades que entretém. O artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0