Educação para uma leitura midiática feminista

Autores

  • Ester Alkimim Zanco Rodella Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p246-260

Palavras-chave:

educação midiática, mulheres na mídia, feminismos, jornalismo para a paz, movimentos sociais

Resumo

Todos os dias os meios de comunicação divulgam notícias referentes a feminicídios ou outros tipos de violências contra as mulheres. Este artigo pretende analisar o fato de que, até mesmo notícias que envolvem mulheres e não são sobre essas violências diretas e culturais e sim sobre abordagens do mundo feminino (como Dia Internacional da Mulher, por exemplo) podem ter uma carga de violência em mensagens subliminares. E como as mulheres recebem essas notícias? Será que elas se sentem representadas pelas mesmas? Selecionamos algumas imagens veiculadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre) em sua página do Facebook,  no Dia Internacional da Mulher de 2018 e 2019, e as mostramos a integrantes do coletivo feminista Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, de Votuporanga, como forma de ter um feedback dessa leitura e de propor um programa de alfabetização midiática  junto a esse grupo de mulheres.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ester Alkimim Zanco Rodella, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestre em Comunicação Midiática pela Faac Unesp, graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Referências

CABRAL, R. e SALHANI, J. (2017). Jornalismo para a paz: conceitos e reflexões. E-Compós, 20(3). https://doi.org/10.30962/ec.1371

CAPRINO, Mônica. Educação Midiática nas ONGs Brasileiras: Experiências para a Cidadania Comunicativa. Universidade Metodista, São Paulo, 2016.

CASTELLS, Manuel. A era da informação-economia, sociedade e cultura. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

McGOLDRICK, A.; LYNCH, J. Peace Journalism – What is it? How to do it? 2000. Disponível em: https://www.transcend.org/tri/downloads/McGoldrick_Lynch_Peace-Journalism.pdf (acesso em 25/6/2019)

ORGANISATION DES NATIONS UNIES POUR L’EDUCATION, LA SCIENCE ET LA CULTURE (UNESCO). L’education aux médias. Paris, 1984.

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas; ANDRELO, Roseane; ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho . Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara -SP, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397/4321 (Acesso em 5/8/2019)

SHINAR, D. Mídia democrática e jornalismo voltado para a paz. Líbero, ano XI, n. 21, p. 39-48, 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Edição

Seção

Espaço Alternativo

Como Citar

Educação para uma leitura midiática feminista. (2022). Revista Alterjor, 25(1), 246-260. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p246-260