A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE SÉRGIO RICARDO NO FESTIVAL DE MPB DE 1967 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS DE JORNALISTAS DA REVISTA INTERVALO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p560-576Palavras-chave:
Revista Intervalo, Sérgio Ricardo, Testemunhos, Festival de MPB de 1967Resumo
O Festival de MPB de 1967 é visto como um “divisor de águas” para a época. A cobertura midiática da competição, transmitida pela TV Record foi extensa e ocupou as páginas dos principais veículos impressos da época, construindo, assim, diversas narrativas, em especial, sobre Sérgio Ricardo e o episódio em que arremessou o violão na plateia. Este artigo tem como objetivo recuperar depoimentos de jornalistas da revista Intervalo (1963-1972), da Editora Abril, sobre o cantor e compositor Sérgio Ricardo. Partindo dos resultados de uma análise, anteriormente realizada, sobre a construção narrativa presente na cobertura feita pelo semanário, objetiva-se realizar um estudo comparativo que busca entender as percepções dos profissionais que trabalham na publicação. Os testemunhos foram coletados por meio da metodologia de História Oral, em 2017.
Downloads
Referências
MAGNOLO, T. S. A construção narrativa do Festival de MPB de 1967 nas páginas da revista "Intervalo". Dissertação (mestrado acadêmico) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Juiz de Fora, 206p., 2018.
BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL. 2016. Disponível em: <http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/ >. Acesso durante os anos de 2016 e 2017 para consultas de periódicos e artigos.
BUITONI, Dulcília. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. São Paulo. 12 de maio de 2017.
CASTRO, Laís de. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. São Paulo. 13 de maio de 2017.
CORNAVACA, Adalberto. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. Vinhedo, São Paulo. 11 de maio de 2017.
GERK, Cristine, & BARBOSA, Marialva. Testemunhas de si mesmo: mudanças no jornalismo na era dos testemunhos. PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(6), 2009. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.118
GRAÇA, Milton Coelho da. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Imprensa, 14 de março de 2017.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais: uma parábola. São Paulo: Editora 34, 2010.
MESSINA, Ágata. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. Rio de Janeiro. 16 de março de 2017.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Editora UnB. Brasília, 2013.
PIZZO, Esníder. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. Indaiatuba, São Paulo. 21 de fevereiro de 2017.
RICARDO, Sérgio. Depoimento. Entrevistadora: Talita Souza Magnolo. Rio de Janeiro. 14 de março de 2017.
RICARDO, Sérgio. Quem quebrou meu violão: uma análise da cultura brasileira nas décadas de 40 a 90. Rio de Janeiro: Record, 1991.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: SP: Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Talita Souza Magnolo, Ana Paula Dessupoio Chaves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0