A narrativa do entretenimento na CazéTV durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p59-77

Palavras-chave:

Comunicação e Esporte, Entretenimento, CazéTV, Streaming, Ética

Resumo

Este artigo busca compreender a apropriação das lógicas do entretenimento nas transmissões esportivas em streaming, com foco principal na CazéTV, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sob a ótica da narrativa do entretenimento, são destacados episódios polêmicos exibidos pelo canal no YouTube e as consequências da produção de um conteúdo esportivo ancorado na dramatização e espetacularização. Reflexões sobre as problemáticas que envolvem a aplicação de estratégias do entretenimento para o engajamento do público são norteadas pelos princípios éticos do jornalismo, no sentido de discutir a importância dessa instância balizadora na produção e transmissão de conteúdos de eventos esportivos por canais digitais que ocupam um espaço antes dominado pelos meios de comunicação tradicionais.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Bechara S. N. Frange, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo. Bolsista CAPES-PROSUP-Taxas. E-mail:  marcelobechara@gmail.com.

  • Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM-ESPM). Coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega (ESPM-SP) e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo.

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Frange, M. B. S. N., & Spinelli, E. M. (2025). A narrativa do entretenimento na CazéTV durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Revista Alterjor, 32(2), 59-77. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v32i2p59-77