A comunicação pública no ciclo das políticas públicas: entre a garantia de direitos e a governança democrática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v34i2.244820Palavras-chave:
Comunicação pública, Direito à informação, Políticas públicas, Transparência, CidadaniaResumo
Este artigo analisa a comunicação pública como uma política essencial à consolidação da democracia, ao fortalecimento do controle social e à promoção da cidadania ativa. Parte-se do princípio constitucional do direito à informação como base do Estado Democrático de Direito, compreendendo a comunicação pública como vetor estratégico de transparência, participação e engajamento cidadão. O estudo investiga o papel da comunicação ao longo do ciclo das políticas públicas formulação, implementação e avaliação, diferenciando os conceitos de comunicação pública, institucional, governamental e política. Discute-se ainda os entraves à sua institucionalização, como a fragilidade orçamentária, os usos político-eleitorais e a ausência de regulamentação específica. Com base em autores como Habermas, Castells, Maria Helena Weber, Brandão, Duarte e Figueiredo, defende-se a comunicação como um serviço público que demanda planejamento estratégico, marco legal próprio e formação técnica continuada. Conclui-se que a comunicação deve ser compreendida não apenas como instrumento de divulgação, mas como ferramenta estruturante da governança democrática e da corresponsabilidade cidadã.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Paulus, 2000.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
BRANDÃO, Mário Messagi; DOURADO, Josenildo Luiz Guerra. Políticas de comunicação pública no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Intercom, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 jun. 2025.
BUCCI, Eugênio. Em busca do público: o caminho da radiodifusão pública no Brasil e no mundo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
BUCCI, Eugênio; MATOS, Heloiza G. de. Comunicação pública e políticas de governo: estratégias e accountability democrática. São Paulo: Paulus, 2021.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Paulus, 2007.
CANELAS, Margarita Victoria. Comunicação pública e comunicação de governo: divergências conceituais e conflitos no campo político-comunicacional. Revista Comunicação & Inovação, v. 13, n. 25, p. 55–67, 2012.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura – Volume III: Fim de milênio. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007.
ESTADO DE MINAS. Governo de Minas recria secretaria e é criticado por aumento de cargos. 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/03/01/interna_politica,1239705/governo-de-minas-recria-secretaria-e-e-criticado-por-aumento-de-cargos.shtml. Acesso em: 29 jun. 2025.
FIGUEIREDO, Dalson. Marketing público estratégico: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sulina, 2016.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
JORNAL O TEMPO. TC questiona aumento de gastos do governo de Minas com publicidade. 2022. Disponível em: https://www.otempo.com.br/politica/tc-questiona-aumento-de-gastos-do-governo-de-minas-com-publicidade-1.2608139. Acesso em: 29 jun. 2025.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Democracia, crises e comunicação política. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20–45, jul./dez. 2006.
WEBER, Maria Helena. A comunicação pública como direito do cidadão. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Comunicação e políticas públicas: experiências e reflexões. Salvador: Edufba, 2011. p. 17–35.
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer. Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2011.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para a Revista Alterjor, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença da Revista Alterjor poderá ser revertida para outro padrão, exceto por uma nova atualização da Creative Commons.










