O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan
Palavras-chave:
Radiojornalismo, Linguagem, Forma e Conteúdo, Manual de Redação RadiofônicaResumo
Este trabalho busca compreender o estabelecimento da relação entre “conteúdo” e “forma” no “Manual de Radiojornalismo Jovem Pan” (PORCHAT, 1993). Para tanto, recorre-se à Bakhtin (1992), que considera como indissociáveis os elementos citados. Após criterioso exame empreendido na obra, observou-se, porém, um considerável desequilíbrio na relação entre “conteúdo” e “forma”, com predomínio incontestável do último elemento. Tal condição revelou-se oriunda da permanente e rígida padronização dos processos de produção dos conteúdos noticiosos, que assumem posição meramente complementar ou adjetiva, às avessas de serem prioritários ou, no mínimo, equivalentes à formaDownloads
Downloads
Publicado
2012-09-07
Edição
Seção
Dossiês
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Como Citar
Galvão Junior, L. da C. (2012). O "Dizer" e o "Como Dizer": um estudo sobre a relação forma/conteúdo no manual de radiojornalismo Jovem Pan. Revista Alterjor, 2(2), 1-13. https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88204