A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e48

Palavras-chave:

Apólices, Port of Pará, Belém, Modernidade, Imagens trans-históricas

Resumo

Este trabalho analisa uma gravura representativa da cidade de Belém que ilustra uma apólice da empresa Port of Pará. A análise parte de seus aspectos trans-históricos e de suas reverberações imagéticas, a fim de engendrar uma memória coletiva da cidade assente em seus espectros de modernidade. As apólices, ferramentas transacionais mercantis daquele contexto, são fontes documentais historiográficas por representarem o dinâmico cenário pelo qual as estruturas da cidade se movimentavam no auge do ciclo da borracha. Suas gravuras, ao mesmo tempo que são leituras da cidade sob uma perspectiva desenvolvimentista e cosmopolita, também constituem escrituras de uma nostalgia memorial urbana, de projeção visionária de melancolia e utopia. As gravuras são alicerçadas no movimento de imagens devido ao rearranjo das edificações e da morfologia urbana de Belém, representativas de
diversos momentos históricos da cidade. Analisa-se aqui, a partir da perspectiva warburguiana, essa operação imagética, que sintetiza o forte caráter idílico de uma certa experiência de modernidade numa capital periférica.

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Biografia do Autor

  • Mateus Carvalho Nunes, Universidade de Lisboa

    Doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-ULisboa), com
    período sanduíche na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA). Pesquisador Integrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa (ARTIS-IHA-UL). Membro-pesquisador do Fórum Landi (FAU-UFPA). E-mail: mateusnunes@campus.ul.pt

  • Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes, Universidade da Amazônia

    Pós-Doutoranda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa) e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Doutora em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (Unama). Professora de Arquitetura e Urbanismo Stricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (Unama). E-mail: marcianunes2011@gmail.com

  • Jorge Eiró, Universidade Federal do Pará

    Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (Unama). Arquiteto graduado pela Universidade
    Federal do Pará (UFPA). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC-Unama). Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA e Professor Titular dos Cursos de Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo da Unama. E-mail: eirojorge@gmail.com

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Publicado

2021-10-19

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

NUNES, Mateus Carvalho; NUNES, Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves; EIRÓ, Jorge. A construção imagética de uma Belém idílica: trans-historicidade e movimento das imagens nas apólices da Port of Pará. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–37, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e48. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/174699.. Acesso em: 3 dez. 2024.