Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik

Autores/as

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64421

Palabras clave:

Gregori Warchavchik, mobiliário, modernismo, Casa Modernista

Resumen

A afirmação da estética modernista no Brasil perpassa diversas práticas artísticas, entre elas o da decoração de interiores. De um modo geral, o protagonismo na introdução do design modernista no Brasil é atribuído ao suíço John Graz e ao ucraniano Gregori Warchavchik, dois imigrantes aportados no país em inícios da década de 19202. Sem contestar o papel que ambos desempenharam para a promoção de uma atualização do design de interiores, o presente artigo pretende analisar o mobiliário concebido por Gregori Warchavchik para a Casa Modernista procurando mostrar que esse, em sua materialidade, apresenta contradições que transparecem os impasses então vivenciados entre um certo ideário modernista almejado e as práticas concretas possíveis para sua realização na cidade de São Paulo em inícios do século XX.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni

    Ana Paula Cavalcanti Simioni é Mestre e Doutora em Sociologia pela USP. Docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-11-14

Número

Sección

Arte, tecnologia e novas mídias

Cómo citar

Simioni, A. P. C. (2012). Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik. ARS, 10(20), 42-55. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64421