Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik

Auteurs

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64421

Mots-clés :

Gregori Warchavchik, mobiliário, modernismo, Casa Modernista

Résumé

A afirmação da estética modernista no Brasil perpassa diversas práticas artísticas, entre elas o da decoração de interiores. De um modo geral, o protagonismo na introdução do design modernista no Brasil é atribuído ao suíço John Graz e ao ucraniano Gregori Warchavchik, dois imigrantes aportados no país em inícios da década de 19202. Sem contestar o papel que ambos desempenharam para a promoção de uma atualização do design de interiores, o presente artigo pretende analisar o mobiliário concebido por Gregori Warchavchik para a Casa Modernista procurando mostrar que esse, em sua materialidade, apresenta contradições que transparecem os impasses então vivenciados entre um certo ideário modernista almejado e as práticas concretas possíveis para sua realização na cidade de São Paulo em inícios do século XX.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni

    Ana Paula Cavalcanti Simioni é Mestre e Doutora em Sociologia pela USP. Docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2012-11-14

Numéro

Rubrique

Arte, tecnologia e novas mídias

Comment citer

Simioni, A. P. C. (2012). Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik. ARS (São Paulo), 10(20), 42-55. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2012.64421