O cinema e a imagem verdadeira

Autores/as

  • Marina Soler Jorge Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80658

Palabras clave:

Ontologia, André Bazin, Realismo cinematográfico, Cristianismo.

Resumen

Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marina Soler Jorge, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
    Professora de Sociologia da Arte do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autora dos livros Cultura popular no cinema brasileiro dos anos 90 (São Paulo: Editora Arte & Cultura, 2009) e Lula no documentário brasileiro (Campinas: Editora da Unicamp, 2011).

Publicado

2013-12-30

Número

Sección

Arte, tecnologia e novas mídias