O cinema e a imagem verdadeira

Auteurs

  • Marina Soler Jorge Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80658

Mots-clés :

Ontologia, André Bazin, Realismo cinematográfico, Cristianismo.

Résumé

Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema.

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Biographie de l'auteur

  • Marina Soler Jorge, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
    Professora de Sociologia da Arte do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autora dos livros Cultura popular no cinema brasileiro dos anos 90 (São Paulo: Editora Arte & Cultura, 2009) e Lula no documentário brasileiro (Campinas: Editora da Unicamp, 2011).

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Publiée

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Arte, tecnologia e novas mídias

Comment citer

Jorge, M. S. (2013). O cinema e a imagem verdadeira. ARS (São Paulo), 11(22), 99-120. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.80658