As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni

Auteurs

  • Vanessa Beatriz Bortulucce Universidade São Judas Tadeu

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.125951

Mots-clés :

Umberto Boccioni, futurismo, arte italiana

Résumé

Este artigo reflete acerca da poética do artista italiano Umberto Boccioni (1882-1916) tomando como eixo o tema da mulher em sua obra pictórica e escultórica, temática de importância na obra do artista, utilizada ainda em desenhos e telas de sua fase pré-futurista no sentido de compreender as relações entre os corpos, a luz e a atmosfera. A representação específica de mulheres junto a janelas e balcões persistiu em seus anos futuristas e possibilitou a expansão e o aprofundamento de suas pesquisas relacionadas à percepção da luz e sua incidência nos corpos, bem como a formulação do conceito de “escultura-ambiente”.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Vanessa Beatriz Bortulucce, Universidade São Judas Tadeu

    Graduada em História (Unicamp, 1997), mestre em História da Arte e da Cultura (Unicamp, 2000), doutora em História Social (Unicamp, 2005). Possui pós-Doutorado pela FFLCH-USP (2013). Docente na Universidade São Judas Tadeu (São Paulo –SP).

Téléchargements

Publiée

2018-04-13

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Bortulucce, V. B. (2018). As mulheres e a luz na obra de Umberto Boccioni. ARS (São Paulo), 16(32), 139-156. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.125951