A insurreição da imagem ou quando o cinema visita Raoul Ubac
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169683Mots-clés :
Raoul Ubac, Informe, Fotografia, Cinema, MaterialidadeRésumé
A história das imagens no cinema e na fotografia é inscrita sobre uma base material comum coordenada pelos instrumentos de criação da fotografia. Mesmo compartilhando substratos equivalentes, seus processos artísticos não poderiam ser mais dessemelhantes. Neste artigo, colocaremos em evidência algumas iniciativas de cineastas-artesãs que estreitam a distância entre os diferentes métodos e nos fazem pensar a materialidade do cinema. Para tanto, percorreremos o período em que o artista Raoul Ubac subverte o caráter figurativo da fotografia e, com o apoio de Georges Bataille, Rosalind Krauss e Agostinho de Hipona, nos dedicaremos a refletir sobre o informe tanto nas obras fotográficas de Ubac quanto em três filmes manufaturados nos ateliers L’Etna e L’Abominable na França.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGOSTINHO de Hipona. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BATAILLE, Georges. Informe. Documents: Doctrines, Archéologie, Beaux-Arts, Ethnographie, n. 7, dez. 1929, p. 382.
BRETON, André. Des tendances les plus récentes de la peinture surréaliste. Minotaure: Revue Artistique et Littéraire, maio 1939, pp. 16-21.
CANUDO, Ricciotto. L’usine aux images. Paris: Nouvelles Éditions Séguier, 1995.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
EPSTEIN, Jean. O cinematógrafo visto do Etna. Catálogo Forumdoc 2011. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2011, pp. 361-370.
KRAUSS, Rosalind. Corpus Delicti. October, v. 33, verão/1985, pp. 31-72.
KRAUSS, Rosalind. “Informe” without conclusion. October, v. 78, outono/1996, pp. 89-105.
LUMIÈRE, Auguste e Louis. Le cinématographe. La Revue du Siècle, n. 120, 1897, pp. 233-263.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
SIETY, Emanuel. De la matière. Palestra. Paris: L’Espace en cours/Braquage, 3 abr. 2017. Não paginado.
VON KLEIST, Heinrich. Pentesileia. Porto: Porto Editora, 2003.
WARREN, L. Encyclopedia of twentieth-century photography. Londres: Routledge, 2006. v. 3.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Andréa C. Scansani 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.